Como tirar manchas de espinha do rosto? 7 cuidados, tratamentos e ativos mais indicados

A principal preocupação entre as mulheres que têm pele acneica é evitar que o rosto fique manchado. Mas será que você sabe o que fazer quando as manchas já surgiram? Antes de se desesperar e apelar para a maquiagem para deixar a pele uniforme, saiba que dá para amenizar ou mesmo tirar manchas de espinha no rosto.

Você pode adicionar cuidados na sua rotina de skincare que ajudem a reduzir a aparência das indesejadas manchinhas na pele e se livrar delas de uma vez por todas. Quer saber como fazer isso? Então, vem conferir essas dicas de tratamentos e ativos para buscar nos seus produtos de cuidados com a pele. 

Dica
1

Aposte na hidratação com cremes à base de ácido hialurônico

O primeiro passo para evitar as manchas de espinha no rosto é manter a pele bem hidratada. Esse passo é fundamental porque contribui para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para a redução de manchas e cicatrizes. Nessa tarefa, a dica é apostar no ácido hialurônico como ativo dos cremes para alcançar o máximo de hidratação!

Dica
2

Adicione a esfoliação à sua skincare

Não é segredo que a esfoliação ajuda na renovação das células da pele, certo? Ela é uma ótima aliada na redução da aparência das manchas de espinha, já que as camadas mais externas da pele são removidas durante o processo. Lembrando que a esfoliação pode ser feita a cada 15 dias ou mesmo semanalmente, dependendo do seu tipo de pele. 

Dica
3

Não se esqueça do protetor solar

Outro cuidado fundamental para quem quer evitar ou reduzir as manchas de espinha no rosto é o uso diário do protetor solar. Além de evitar o envelhecimento precoce da pele, evitando que rugas se formem com rapidez, o filtro solar também diminui a chance do surgimento de manchas pelas espinhas.  

Dica
4

Ácidos kójico, retinóico e glicólico combatem manchas

Os ácidos clareadores podem ser adicionados à rotina de cuidados para amenizar o aspecto das manchas de espinhas. O ácido kójico atua no combate às manchinhas e tem ação suave, que não agride a pele. O ácido glicólico também é muito usado para essa finalidade e tem a vantagem de não reagir com a luz do sol. Já o ácido retinóico precisa de proteção solar, mas é reconhecido como um dos ativos mais eficientes no combate às manchas. 

Dica
5

Peeling ajuda a remover as manchas

O peeling também é um tratamento muito recomendado para quem quer reduzir ou eliminar as manchas de espinha. O procedimento mais indicado é o peeling químico com ácido salicílico, que é indicado para manchas recentes. Já no caso de manchas mais profundas, a dica é usar o ácido retinoico no processo. 

Dica
6

Laser acaba com manchas e cicatrizes

Outro tratamento bastante comum para reduzir a aparência das manchas de espinhas é o laser. Ele deve ser indicado por um dermatologista e pode ser usado para eliminar tanto as manchas como as cicatrizes causadas pela acne. Para o resultado se satisfatório, é necessário fazer ao menos 3 sessões. 

Dica
7

Microagulhamento reduz manchas de acne

O microagulhamento também é um procedimento muito indicado para quem tem manchas de acne no rosto. Além das manchas, ele também pode eliminar as cicatrizes na pele. Aqui, no entanto, é importante falar com seu dermatologista antes de optar pelo tratamento, já que ele não é muito indicado para peles escuras. 

Matéria publicada em 06 de abril de 2021, por Webedia.