Como tirar o preto do cabelo? Saiba como clarear os fios escuros sem causar danos

Se você quer saber como tirar o preto do cabelo para adotar uma nova coloração, precisa ter em mente que esse processo pode ser demorado. Principalmente se o seu objetivo é sair do preto para uma nuance super clara, como o loiro. Forçar o clareamento pode danificar as madeixas, provocando ressecamento, quebra e manchas. A boa notícia é que não é impossível. Com alguns truques e bastante paciência é possível desbotar os fios gradativamente e se livrar dos pigmentos escuros. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como clarear o cabelo sem danificar. Confira!

Como clarear o cabelo preto em casa: shampoo antirresíduos acelera o desbotamento

Uma das formas mais simples de clarear o cabelo preto em casa é usando o shampoo antirresíduos. Os shampoos com essa finalidade são mais adstringentes e promovem uma limpeza mais intensa e profunda. Em contato com os cabelos tingidos, eles ajudam a desbotar a coloração. 

Porém, por se tratar de um shampoo de limpeza profunda, não é indicado usar o shampoo antirresíduos diariamente, pois isso pode levar ao ressecamento. Nesse caso, o truque para tirar o preto do cabelo sem danificar é usar o shampoo antirresíduos uma vez por semana e manter o uso do seu shampoo comum nas outras lavagens.

Aumentar o número de lavagens pode ajudar a desbotar o cabelo preto

Se não exagerar nas lavagens é um dos principais mandamentos para preservar a cor, fazer o contrário pode ser de grande ajuda para clarear o cabelo. Quanto mais você lavar as madeixas, mais a coloração tende a desbotar. Por isso, se você costuma lavar os cabelos duas ou três vezes por semana, aumente a frequência para quatro ou cinco lavagens semanais. Para quem quer saber como clarear o cabelo sem danificar, essa é uma das formas mais saudáveis possíveis de fazer a despigmentação dos fios em casa.

Dica: Lembre-se de hidratar o cabelo, pelo menos, 1 vez na semana, para repor água à fibra capilar e devolver a maciez e o brilho que o excesso de lavagens pode remover.

Como tirar tinta do cabelo rápido: aposte na decapagem para um clareamento instantâneo

Clarear os cabelos pretos com shampoo é um processo gradual que pode levar bastante tempo. Se você quer um resultado rápido e instantâneo para mudar a cor dos cabelos, o ideal é fazer uma decapagem. Esse procedimento é parecido com a descoloração, mas seu objetivo é remover os pigmentos artificiais da fibra capilar e não deixar os cabelos brancos. Por ser um tratamento químico bastante intenso que abre as escamas dos fios, a decapagem só pode ser feita em salões de beleza com profissionais qualificados.

Dicas extras: como tirar o preto do cabelo sem danificar e apostar em uma nova coloração

Para clarear o cabelo sem danificá-lo é extremamente importante manter as hidratações em dia durante o processo de desbotamento. Aumentar o número de lavagens e incluir o shampoo antirresíduos na rotina pode deixar os cabelos ressecados e porosos, uma vez que o excesso de limpeza remove a camada lipídica que protege a fibra capilar. O mesmo vale para quem vai fazer a decapagem, que é um processo químico bastante invasivo e precisa que os cabelos estejam fortes para passar por ele.

Por isso, mesmo que o seu objetivo seja tirar o preto do cabelo, não abra mão do seu cronograma capilar e faça hidratações, nutrições e reconstruções semanalmente. As máscaras de tratamento vão repor os nutrientes perdidos pela fibra, mantendo-a saudável e fortalecida. Após mudar a cor dos fios, seja em casa ou no salão, mantenha a rotina de tratamento para prevenir a quebra e outros danos que podem surgir se as madeixas ficarem sensibilizadas.

Matéria publicada em 19 de maio 2021, por Webedia.