Você é aquelas que ama volume mas só aposta na definição dos cachos? Ou seu cabelo já é mega volumoso e você não tem coragem de definir cada mecha para ver que efeito essa finalização vai te dar? Pois bem, essa matéria é para você sair da sua zona de conforto e testar finalizações diferentes a cada lavagem! O objetivo? Conferir como o seu cabelo se comporta e adotar looks diferentes em cada ocasião.
A gente sabe que cacheadas e crespas estão sempre preocupadas com a texturização dos cabelos, e também não é para menos: é a técnica feita depois do banho que vai determinar o formato e o caimento dos cachos, e até quanto tempo vai durar o day after. Mas, para te incentivar a variar e conhecer a textura real dos seus fios, o Beleza Extraordinária separou 6 dicas para a hora da finalização. Confira!
1ª lavagem: use menos creme para pentear para dar mais volume
Se você quer volume mas sua marca registrada sempre foi definição, experimente diminuir a quantidade de creme para pentear na hora da finalização. É que quanto mais creme, mais definido e com menos volume seus cachos ganharão, já que os fios ficarão mais grudadinhos. Você também pode apostar em um finalizador mais fluido, bem levinho, para não pesar nos fios. Na hora de aplicar, um truque é dividir o cabelo em menos sessões, para a distribuição do produto não ficar tão "certinha".
Dica: se o seu cabelo é do tipo crespo, que é um pouco mais ressecado e precisa de creme para pentear em todas as mechas, vale apostar na máscara de hidratação ou reconstrução na lavagem para conseguir o efeito com menos finalizador.
2ª lavagem: faça uma fitagem no banho para dar menos definição
Para quem deseja um visual ainda mais desconstruído e natural, com mais volume e menos definição, um outro teste superválido é finalizar os cabelos no próprio banho! Além de economizar tempo, a finalização no chuveiro vai hidratar seus cabelos da mesma forma mas o efeito ficará mais despojado.
O passo a passo é o seguinte: depois de retirar o condicionador, tire o excesso de água e aplique o creme de pentear sem se preocupar se todas as mechas receberam o produto. Prenda o cabelo e, ao sair, faça uma fitagem superficial em mechas grossas, com a ajuda de um gel ou gelatina. Depois, é só deixar secar naturalmente ou usar o difusor.
3ª lavagem: use um creme para pentear mais encorpado para definir
Se você só costuma usar seu cabelo com um mega volume - como acontece no caso dos cachos do tipo 4, que são crespos e em formato de "Z" - vale tirar uma horinha depois da lavagem para testar uma finalização diferente. Não há como você perder o volume, porque essa é a graça do cabelo crespo, mas uma coisa a se tentar é amassar os cachos na fitagem de forma mais detalhada, para ativar os cachos. Você também pode apostar nas técnicas plopping e dedoliss para cachear melhor o cabelo.
4ª lavagem: saia de casa sem usar o difusor
Para quem acha que cabelos cacheados só ficarão bonitos e definidos secos, usando o difusor, experimente ficar uma lavagem sem apostar na ferramenta. Não dá para negar que o difusor é um aliado em certos momentos, mas saiba que deixar os cachos secarem sozinhos também pode ser uma boa ideia para quando você desejar um visual mais despojado e messy - principalmente em dias de calor!
5ª lavagem: aposte na técnica Rake and Shake
Sabe aquele volume na raiz digno de cabelo cacheado com caimento natural? Que tal testar uma técnica superdiferente - e simples! - para conseguir esse efeito? É a Rake and Shake, que tem feito sucesso entre as gringas mas já chegou com tudo por aqui. A finalização nada mais é do que separar o cabelo em sessões e aplicar o creme para pentear, como na fitagem, mas ao invés de apenas amassar os cachos de baixo para cima, você irá sacudir cada mecha para soltar a raiz e quebrar a película durinha do creme.
6ª lavagem: combine duas técnicas de finalização diferentes
A última dica é não se privar a apenas um tipo só de finalização. Toque e observe o seu cabelo para sentir se ele está mais ou menos definido, se precisa de mais creme ou óleo nas pontinhas, e combinar diferentes técnicas, já que um cabelo cacheado pode ter mais de um tipo de partes diferentes. Aqui, você encontra como fazer vários tipos de finalizações. Uma outra dica é apostar em medo nos acessórios como pente garfo, que dão mais volume, e bigudins, que dão mais definição.
Matéria publicada em 30 de março de 2021, por Webedia.