Como definir os cachos? Conheça técnicas para a definição

Uma dúvida que surge em quem tem cabelos cacheados é como definir os cachos e conseguir finalizações com resultado de definição e volume. Diversas são as técnicas e os hábitos que vão ajudar as cacheadas e as pessoas em transição capilar a definir os cachos.

Pensando nisso, o blog Beleza Extraordinária separou algumas dicas de como definir os cachos de forma simples e fácil durante o dia a dia. Ah e lembre-se, se você deseja voltar aos cachos o segredo é paciência, os cuidados corretos e o corte quando necessário. Dessa forma os seus cachos crescerão saudáveis e consequentemente mais definidos.

Qual finalização escolher?

A finalização é uma das responsáveis por ajudar o cabelo cacheado a ficar definido. Esse acesso é feito após a lavagem dos fios, geralmente com o cabelo úmido, é aplicado o creme de pentear ou o leave in nos fios para colaborar com as formações dos cachos.

A finalização pode ser feita apenas com a aplicação do creme de pentear no cabelo úmido, além disso, quando feita em pequenas mechas nos cabelos é possível definir ainda mais os cachos. Ao separar em mechas, há diversas técnicas de finalização que podem ser feitas para proporcionar essa definição e volume para o cabelo. Conheça algumas das técnicas de finalização e teste para descobrir aquela que melhor se encaixa no seu tipo de cabelo.

  • Fitagem: essa é a técnica de finalização mais conhecida. A fitagem é feita com a divisão do cabelo embaixo, nas laterais e na nuca. Com ajuda de um pente ou com os dedos os fios são separados em pequenas fitas para aplicação do creme de pentear. Após a aplicação do produto, empurre os fios para cima com os dedos amassando as fitas. Dessa forma, quando o cabelo secar, cada fita será um cacho definido. Lembre-se que quanto mais as fitas forem finas com mais definição e volume e cabelo vai ficar.
  • Dedoliss: essa técnica de finalização pode ser feita em conjunto com a fitagem. Após separar o cabelo nas fitas, enrole cada mecha no dedo ajudando na formação dos cachos. Dessa forma, o cabelo ficará mais definido assim que for seco, porém, essa finalização gasta mais tempo e exige maior paciência. A dica é utilizar a técnica do dedoliss em áreas em que o cabelo não define tanto.
  • Rake and Shake: essa finalização também se assemelha com a fitagem. Aqui, após separar os cabelos em fitas a ideia é pegar a ponta dos fios e balançar o cabelo, depois amassar os fios para cima para ajudar na formação dos cachos. Esse tipo de finalização ajuda o cabelo a ficar com mais volume e com cachos mais soltos.
  • Twist: essa finalização é feita utilizando duas mechas finas do cabelo em conjunto. Com ela é possível garantir que os fios fiquem definidos de forma simples. No twist você faz uma trança com duas mechas o que resulta em uma torção. Essa torção vai ajudar a definir os cachos quando os cabelos estiverem secos. Essa é uma boa opção para as cacheadas que estão em processo de transição capilar.
Conheça técnicas de finalização para definir os cachos

Qual pente escolher?

Você sabia que o tipo de pente também interfere no momento de finalizar os cabelos e dessa forma definir os cachos? Isso porque algumas pentes e escovas ajudam no momento de separar os cabelos em fitas e consequentemente fazer as finalizações.

Uma dica é escolher o pente de acordo com o seu tipo de cabelo, cabelos crespos obtém melhores resultados com pentes garfo, enquanto cabelos cacheados com pentes de dentes largos. Pentes de dentes finos não são indicados para nenhum tipo de cabelo cacheado por dificultar no momento de separar o cabelo em fitas e também no momento de desembaraçar os fios. Por isso, dê preferência a pentes e escovas de dentes largos para facilitar no momento da finalização e consequentemente a definir os cachos.

Aposte nos produtos corretos

Utilizar os produtos corretos também é essencial para ajudar a definir os cachos, isso porque produtos hidratantes e nutritivos podem ajudar no momento de definir o cabelo. Além disso, os cremes de pentear e os leave-in apresentam texturas mais consistentes ou mais leves, a depender do seu tipo de cacho determinada textura vai deixar os fios mais definidos ou mais volumosos.

Com isso, testar diferentes texturas é importante para encontrar aquela que proporciona os resultados desejados. Aposte na linha Hidra Hialurônico para ter um creme de pentear hidratante. Para um creme de pentear nutritivo, aposte no Creme de Pentear Nutritivo Cachos Longos dos Sonhos, enriquecido com uma combinação do ácido hialurônico e óleo de rícino que proporciona nutrição profunda até as pontas, para cachos mais fortes e definidos desde o primeiro dia de uso. Ele ainda conta com proteção térmica de 230º, para deixar os cachos mais saudáveis quando em contato com fontes de calor.

Agora, se você gosta daqueles produtos que proporcionam mais de uma função para os seus fios, o Creme Milagroso Cachos Longos dos Sonhos 3 em 1 oferece a ação de condicionador, tratamento intensivo e creme de pentear. Com ele é possível nutrir e selar os cachos até as pontas para salvar os últimos 3 cm dos seus fios.

E quem está em transição capilar?

Como definir os cachos é uma pergunta bastante feita por quem está em transição capilar, que é aquele período em que é feito uma pausa no uso de processos químicos no cabelo para que os fios naturais cresçam. Durante esse período, é comum que o cabelo fique com duas texturas, com a raiz mais alta em decorrência dos cachos que estão crescendo e com o comprimento mais baixo com as pontas lisas com químicas.

Uma dica para passar pela transição de forma mais fácil é cortar os cabelos e retirar essas pontas com química, seja de uma vez ou aos poucos. Mas, se você ainda não se sente confortável em cortar os fios, utilizar técnicas de texturização é uma ótima opção para ajudar os cachos a definir. As técnicas de texturização ajudam no momento de definir os cabelos, entre elas estão o uso de bobes e bigudinhos que ajudam o cabelo a criar algumas ondas e cachos.

Saiba como deixar os seus cachos definidos

Uma dica é evitar o uso de babyliss e chapinha, isso porque o processo térmico desses aparelhos pode retardar o crescimento saudável dos fios e o retorno para a curvatura natural. Por isso, aposte em texturizações, penteados e, quando se sentir confortável, corte as pontas dos fios. O segredo é ter paciência e encontrar as técnicas que melhor funcionam para o seu cabelo.

Como tirar o aspecto duro do creme do cabelo cacheado?

Você já percebeu que após o cabelo ser finalizado ele fica com um aspecto brilhante e durinho? Isso é o creme que foi aplicado nas mechas que secaram, esse aspecto é conhecido como durinho do creme. Após o cabelo estar todo seco basta amassar o cabelo da mesma forma que foi feita na finalização com um óleo finalizador para tirar esse aspecto e garantir que os cabelos fiquem com um aspecto mais natural. Nesse passo o óleo finalizador é essencial porque ele vai evitar que o cabelo fique com excesso de frizz.

Além disso, uma dica para deixar os cachos mais soltos é chacoalhar a raiz do cabelo com as pontas dos dedos para dar mais volume e movimento para os cachos. Movimentar a cabeça de um lado para o outro em movimentos rápidos também ajuda no momento de dar mais volume para os fios. Assim, o seu cabelo cacheado estará definido e volumoso.