Cortar ou colorir os cabelos primeiro? Saiba a ordem correta dos procedimentos

Por mais simples que pareça, a dúvida entre cortar ou colorir os cabelos primeiro é uma questão recorrente entre as mulheres mais vaidosas. A ordem dos tratamentos de beleza podem fazer toda a diferença no resultado final das madeixas, conferindo um efeito diferente do desejado. Para não correr risco de perder tempo no salão de beleza, confira a sequência ideal dos procedimentos capilares. 

Cortar os cabelos antes de colorir ajuda a economizar tempo 

Cortar os cabelos antes de fazer a coloração desejada é sempre a melhor opção, já que com os fios no novo tamanho, provavelmente as madeixas estarão menos densas e mais leves. Isso economizará tempo e trabalho do profissional, que terá uma menor extensão de fios para criar a nova coloração. 

Outra vantagem pode estar no preço, já que os hairstylists cobram preços diferentes para os processos de coloração de acordo com o comprimento das madeixas. Os cabelos recém-cortados também costumam estar mais saudáveis, livres de pontas duplas e outros probleminhas comuns, possibilitando finalizações para a cor que muitas vezes não são possíveis nos fios mais prejudicados. 

Pontas mais claras podem ser perdidas após novo corte de cabelo

Com o sol aparecendo forte durante todo o ano aqui no Brasil, as tonalidades que imitam os efeitos das radiações solares estão entre as preferidas das mulheres. Para criar o visual praiano, no entanto, as pontinhas dos cabelos ganham um tom mais claro do que o comprimento e a raiz. Desta forma, se deixar para cortar os cabelos só após colorir, toda a iluminação extra da pontinha vai embora. 

Forma onde os fios caem muda de acordo com o corte de cabelo escolhido

O corte de cabelo é capaz de mudar a forma e onde os fios vão cair, moldando o rosto de diferentes maneiras e transformando a aparência das madeixas. Por isso, o trabalho do colorista deve incluir uma avaliação para explorar os melhores pontos dos cabelos, para iluminar o rosto, realçar os traços e ainda valorizar os fios, criando profundidade de acordo com o corte das madeixas. 

 

Matéria publicada em 15 de março de 2021, por Webedia.