Cronograma capilar para cabelos pretos: saiba em que tratamentos investir para cuidar da cor!

Para manter os cabelos pretos sempre brilhosos é preciso uma rotina de cuidados bem regrada, e o cronograma capilar é chave para organizar todos os tratamentos necessários ao longo do mês. Assim, os procedimentos de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios escuros ficam programados na sua agenda, para que os fios fiquem sempre fortes e saudáveis. Confira como fazer o seu!

Entenda como o cronograma capilar pode ajudar a cuidar dos fios escuros

Uma dica que pode garantir resultados ainda mais eficazes para as donas de cabelos pretos é investir em produtos específicos para fios coloridos, que contenham ingredientes nutritivos que selem as cutículas, impedindo os pigmentos de cor de sair. 

O cronograma capilar se baseia em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Para garantir um resultado efetivo durante o processo, é necessário combinar os três tratamentos durante o período de um mês onde se retorna à etapa inicial assim que o calendário chega ao fim. Se não sabe como começar, pode adotar o seguinte esquema, que é universal:

1ª semana: hidratação - hidratação - nutrição 

2ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

3ª semana: hidratação - hidratação - reconstrução

4ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

 

Confira o passo a passo de como funciona o cronograma capilar:

Dica
1

Hidratação

 É a parte mais importante do tratamento já que o seu objetivo é fornecer água aos fios e dessa forma deixá-los mais sedosos e livres do frizz. Por isso, na hora de escolher a máscara de tratamento para iniciar o cronograma, dê preferência para aquelas que têm componentes como manteigas e vitaminas na sua composição, pois essas substâncias deixam os fios escuros ainda mais hidratados e macios.

Dica
2

Nutrição

Para prevenir que o cabelo preto fique ressecado durante os procedimentos químicos e também devolver a oleosidade natural dos fios que pode ser perdida por conta das agressões externas do cotidiano, vale a pena investir em produtos enriquecidos com óleo. 

Dica
3

Reconstrução

As donas de cabelos danificados devem ter uma atenção especial a essa etapa, já que ela é a responsável por promover a reposição de proteínas e deixar os fios porosos mais fortes. Portanto, se você colore ou faz uso de procedimentos químicos frequentemente com as madeixas escuras, é superimportante realizar esse tratamento ao menos uma vez ao mês para manter a saúde dos fios em dia, com produtos enriquecidos com ceramidas, como a plástica capilar.
Corte Cabelo C1
Matéria publicada em 13 de Janeiro de 2021, por Webedia.