Quem tem cabelo escuro e decide clarear os fios geralmente precisa fazer uma descoloração para conseguir atingir a cor desejada. O processo retira a pigmentação natural do cabelo, permitindo que a nova coloração seja depositada no interior do fio. Mas nem sempre é tão simples e alguns fatores podem influenciar na descoloração.
Se você pretende descolorir os fios ou apenas quer entender um pouco melhor como funciona a técnica, confira o que pode influenciar na hora de clarear o cabelo.
1- A altura de tom do seu cabelo
A altura de tom nada mais é que a cor natural do seu cabelo, variando do preto até o loiro claríssimo. Ela serve como guia na hora de descolorir os fios, já que te permite saber quantos tons é preciso clarear para alcançar a cor que você deseja.
Geralmente, é recomendado diminuir até quatro tonalidades sem danificar o cabelo, mas isso pode variar. Quanto mais saudável for o seu cabelo, mais tons será possível clarear. Para decidir isso, o ideal é procurar um cabeleireiro colorista para fazer uma avaliação.
2- O fundo de clareamento do fio
O fundo de clareamento tem a ver com a cor que o seu cabelo tende a atingir durante a descoloração. Os fios mais escuros - como os pretos ou castanhos - têm fundo de clareamento vermelho. Ou seja, quando você retira a pigmentação natural, assumem tons avermelhados antes de chegarem ao amarelo. Já as loiras têm o fundo em diferentes tons de amarelo, que vai do alaranjado até o muito claro.
O fundo de clareamento também vai influenciar na descoloração, já que pessoas com o fundo vermelho vão ter mais dificuldade para alcançar tonalidades muito claras, como o loiro platinado.
3- Alisamento ou relaxamento no cabelo
Alguns procedimentos químicos, como alisamentos permanentes ou relaxamentos, também podem influenciar. Isso porque para clarear o fio o descolorante precisa agir na fibra capilar, que fica no interior do cabelo. Mas a escova progressiva e outros alisamentos fecham a cutícula, dificultando a entrada do produto.
Por isso, se você tem alguma química no cabelo é possível que tenha mais dificuldade para descolorir. O que acontece é que em vez de atingir cores muito claras, o fio para em um tom intermediário. A dica aqui é conversar com o seu cabeleireiro e entender como você consegue transformar o visual sem prejudicar a saúde dos fios.
4- A presença de outras colorações
A descoloração funciona melhor em cabelos virgens do que naqueles que já tiveram a cor alterada. A coloração anterior vai permanecer no interior da fibra capilar e dificultar o processo de clareamento, além de alterar o seu fundo de tom.
Dependendo da coloração que tenha sido usado, pode ser recomendado fazer uma decapagem antes de descolorir. A técnica retira todos os pigmentos artificiais do fio e o deixa pronto para ser descolorido.
Matéria publicada em 26 de março 2021, por Webedia.