Descubra como evitar que os cabelos brancos e grisalhos fiquem amarelados

Os cabelos brancos já deixaram de ser sinônimo de falta de vaidade feminina ou apenas sinal da idade, hoje em dia os fios despigmentados conferem um ar de modernidade e sofisticação ao look. Para assumir de vez o visual grisalho, assim como a personagem poderosa e sofisticada Miranda Priestly - personagem do filme "O Diabo Veste Prada", no entanto, não basta apenas parar de colorir as madeixas. Manter os cabelos sempre bonitos é uma missão diária na vida das mulheres e conforme a idade vai mostrando seus primeiros sinais, os cuidados precisam ser ainda maiores. Mesmo as que escolhem não colorir as madeixas para esconder os fios despigmentados precisam de redobrar a atenção com os cabelos para evitar que eles ganhem uma tonalidade amarelada.

Como evitar que os fios brancos fiquem amarelados

Com o tempo, as melaninas que pigmentam os cabelos diminuem, causando a perda da cor e o surgimento dos cabelos brancos. Os fios grisalhos, no entanto, tendem a ficar amarelados e sem brilho. Segundo pesquisa da Universidade de Campinas, a principal causa para a mudança na cor é a oxidação natural, que ocorre devido a exposição a altas temperaturas, como as radiações solares ou o uso constante de aparelhos como secador de cabelo ou chapinha. Para evitar o tom amarelado antes mesmo que ele apareça nas madeixas, o ideal é utilizar o shampoo neutralizador uma vez por semana. O excesso do uso, porém, pode deixar os fios ressecados ou até mesmo azulados.

Fios já amarelados: como resolver o problema

Para remover o aspecto amarelado dos fios, o mais indicado é apostar nos shampoos neutralizadores, também conhecidos como desamareladores. "Cabelos grisalhos com tons amarelados podem ser evitados com shampoos que são desamareladores, eles eliminam essa tonalidade e deixam o cabelo com um branco puro, puxando para o acinzentado e muitas vezes para o prateado. Além do shampoo você também pode utilizar o condicionador e máscara de tratamento", explicou o profissional Alexandre Rodrigues, da Ophicina do Cabelo. O produto específico costuma ter uma tonalidade azul ou roxa por conter uma alta concentração de pigmentos, que o torna capaz de interagir com os pigmentos naturais do cabelo de forma a neutralizá-los.

Cabelo grisalho tende a produzir menos queratina e ficar mais ressecado

O cabelo grisalho é naturalmente mais rebelde e difícil de domar, pois a falta da melanina, pigmento que dá cor as madeixas, faz com que a fibra capilar tenha menos capacidade de se nutrir e produzir queratina. Desta forma, o folículo atrofia e afina os fios, que ficam mais sensíveis e com maior tendência ao ressecamento. Por isso é indispensável apostar em procedimentos de hidratação, como a queratinização ou a cauterização. "Os produtos capilares para cabelos brancos precisam ter alto poder hidratante para compensar a perda da melanina. A hidratação semanal é obrigatória e de preferência revezando máscaras de hidratação com de reconstrução", explicou Alexandre Rodrigues.

Mulher Idosa De Cabelo Loiro E Curto Mexendo Em Seu Tablet

Matéria publicada em 10 de fevereiro 2021, por Webedia.