O cuidado com os cabelos brancos começa com o aparecimento dos primeiros fios grisalhos e dura para o resto da vida, seja colorindo as madeixas a cada mês ou assumindo o visual grisalho.
Para quem ainda não deseja assumir os cabelos brancos, há caminhos para manter os fios impecáveis com a ajuda de coloração: "tudo depende da quantidade de brancos e da cor natural dos cabelos para escolher o melhor jeito de colorir", explicou o cabeleireiro Ivan Martins.
Saiba como escolher a coloração ideal para cobrir os fios brancos
O primeiro passo para escolher as tintas ideais para cabelos brancos é saber a quantidade de fios grisalhos. De forma geral, quem tem mais de 40% de mechas acinzentadas deve usar apenas tintas permanentes. Esse tipo de coloração, como Imédia Excellence de L'Oréal Paris, penetra na fibra capilar, depositando os pigmentos de cor no interior do fio e fazendo o visual durar mais.
Já quem tem menos do que 40% de cabelos brancos, vale apostar nas colorações semi-permanentes - também conhecidas como tonalizantes -, que envolvem os fios com o pigmento de cor.
Cores bases são o segredo para uma cobertura perfeita dos brancos
Outra dica para cobrir bem os fios brancos é dar preferência ao uso de colorações base - que são aquelas que possuem final zero, como 8.0 (loiro claro) - que são absorvidas pelas madeixas grisalhas, ao contrário das com reflexo - que têm números no lugar do zero.
A tonalidade de quem tem fios brancos e quer usar nuances com reflexo precisa ser misturada em escala a partir da quantidade de brancos segundo Ivan.
"Quem tem de 30% a 50% de cabelos grisalhos deve apostar em uma mistura de 1/4 de tinta base para 3/4 da tinta com nuance. Para as que possuem de 50% a 70% de fios brancos, a medida é metade de cada tipo, e acima de 70% com 3/4 de coloração base e o resto com a tinta de reflexo", ensina Ivan.
Melhores tons de loiro, castanho e ruivo para cobrir os grisalhos
A nuance também importa para quem deseja disfarçar os grisalhos. Segundo o profissional, a popularidade dos tons loiros aumenta com o aparecimento dos cabelos brancos, pois o tom ajuda a disfarçar o aparecimento das mechas acinzentadas e aumenta o intervalo entre as colorações.
"Entre os tons que funcionam para disfarçar os brancos estão o champanhe, platinados ou beges, que ajudam a prolongar o retoque. Eles podem ser usados em todo o cabelo ou como luzes, que também disfarçam os grisalhos e rejuvenescem", contou Ivan.
Já para as mulheres que preferem manter os fios castanhos, o profissional aconselha luzes discretas em tons mais claros. Para quem tem madeixas vermelhas, o ideal é se aproveitar das colorações de cor marcante: "os tons intensos cobrem melhor os brancos pela pigmentação forte.
Ruivos chamativos como o acobreado disfarçam o branco e aumentam o intervalo entre os retoques porque em vez de ficarem completamente brancos de uma vez, como outros tons, ainda chegam a desbotar antes do fio voltar ao grisalho", explicou o profissional.
Que tal experimentar virtualmente a coloração antes da mudança?
A escolha da coloração é um passo importante na hora de cobrir os cabelos brancos. Afinal, você quer ter certeza de que a cor escolhida vá ficar exatamente do jeito que você imaginou, né? Para te ajudar nisso, L’Oréal Paris criou o testador de cor virtual, uma plataforma online que te ajuda a simular como cada coloração vai ficar em você. Faça o teste agora e escolha sua próxima coloração!