Descubra os 6 hábitos que podem danificar a sua pele logo pela manhã

Cuidar da pele do rosto pela manhã é tão importante quanto a rotina noturna, quando o tempo em aplicar máscaras, cremes anti-idade e outros produtos é maior e até mais sossegado. Mas para as mulheres que sonham com uma pele perfeita, sedosa e livre de manchas ou rugas, é preciso encarar a pressa matinal e reequilibrar a rotina, criando hábitos e costumes benéficos à cútis. Confira os 6 erros que você pode estar fazendo com a sua pele logo ao acordar.

1 - Lavar o rosto com pressa

 

O primeiro e mais crucial erro é acordar e não lavar o rosto corretamente ou lavá-lo com pressa. O certo é usar um sabonete de limpeza profunda específico para o seu tipo de pele, já que, durante a noite, a oleosidade se acumula na cútis e precisa ser removida para não entupir os poros. Este passo matinal é válido até mesmo para as donas de pele seca, que também produzem oleosidade durante o sono. Além disso, quando não lavamos o rosto e aplicamos outros produtos por cima, como cremes de tratamento ou maquiagem, as impurezas podem acumular e não exibir uma aparência saudável ao longo do dia.

2 - Esfoliar ou aplicar produtos agressivos na pele

 

Pela manhã, não há tanta necessidade de investir em produtos que contenham componentes fortes, como um esfoliante, por exemplo. Ao sair de casa, a pele estará sensível e sujeita aos raios solares, que podem causar manchas. Escolha fazer esses tratamentos à noite, já que a pele pode "acalmar" e descansar do efeito durante o sono. A dica também vale para quem costuma usar uma base de alta cobertura todos os dias: geralmente essas bases são usadas para maquiagens mais elaboradas, que precisam tampar e cobrir todos os poros. A dica para não deixar a pele tão sobrecarregada de produto ao longo do dia é substituir a base por um BB Cream, que tem textura leve e já vem com fator de proteção solar. 

3 - Esquecer o protetor solar para evitar o envelhecimento precoce

 

O protetor solar é mais do que fundamental na rotina de beleza do dia a dia, e para quem sonha com uma pele radiante e livre de manchas deve criar o hábito de aplicá-lo antes de sair de casa. Além de proteger a pele dos raios solares - mesmo em dias chuvosos e nublados - o filtro solar previne os sinais de envelhecimento e aparecimento de rugas. E hoje, já existem opções para todos os gostos e tipos de pele: mais sequinho para pele oleosa, hidratante para peles secas, práticos como os sprays, além de fórmulas com cor, que ajudam a agilizar a rotina de maquiagem, dispensando a base e o corretivo. 

4 - Aplicar produtos na ordem errada

A falta de tempo pela manhã também pode levar alguns produtos ao esquecimento, e alguns deles precisam ser aplicados na ordem correta para garantir o resultado. A ordem de uma rotina de beleza resume-se em limpar, tonificar e hidratar a pele. Se você percebeu que pulou um produto, pense se vale a pena aplicá-lo fora de ordem. Por exemplo, se você costuma usar a água micelar para purificar a pele pela manhã, a dica é aplicá-la, sempre, antes do creme hidratante e do protetor solar. Caso contrário, ela vai retirar os produtos. A mesma coisa em relação ao creme hidratante, filtro solar e BB Cream: o creme vem primeiro para que a pele absorva os componentes hidratantes para só então receber o filtro solar ou o BB Cream.

5 - Usar pincéis e esponjas de maquiagem sujos

 

Na hora de se maquiar, usar pincéis e esponjas que estejam com sobras de produtos de maquiagem também pode afetar a saúde e até mesmo a aparência da pele ao longo do dia. As impurezas podem atrair bactérias e a make pode esfarelar, já que os resquícios de base, por exemplo, podem ser acumular na cútis. O ideal é não deixar acumular e limpar as ferramentas frequentemente, mas se não deu tempo, vale deixá-los de lado e aplicar a make com os próprios dedos. 

6 - Esquecer de cuidar dos lábios

 

Mais uma desvantagem da pressa matinal é esquecer de cuidar dos lábios na hora de se arrumar, já que eles costumam acordar ressecados. A dica é aplicar sempre um hidratante que tenha filtro solar, que são facilmente encontrados em forma de batom, como os "lip balms". Vale deixá-lo dentro da bolsa para retocar quantas vezes quiser durante o dia. Para quem gosta de um toque de cor nos lábios, também existem "lip balms" coloridos em tons de rosa, marrom e pêssego.

Matéria publicada em 24 de março 2021, por Webedia.