Dicionário da coloração: entenda os termos mais usados nos salões de beleza

Toda mulher sabe um pouquinho sobre como cuidar dos seus cabelos. Algumas até se arriscam a fazer alguns tratamentos em casa mas na hora de usar os produtos sozinha ou falar com o cabeleireiro, podem acabar ficando um pouco perdidas com tantos termos que causam estranhamento e geram muitas dúvidas. Para não correr o risco de errar na hora de decidir o procedimento ideal para as madeixas, confira o dicionário da coloração, com as palavras mais usadas nos salões de beleza:

Pular os slider: Imedia

Conheça os produtos de

L'Oréal Paris

Colorimetria - É a ciência que estuda as cores e suas composições, valendo para qualquer área em que as cores apareçam, como fotografia e arte digital. A colorimetria capilar estuda como as cores se combinam, podem refletir com a luz solar e como são neutralizadas.

Decapagem - Técnica que clareia os fios para a próxima coloração, retirando os pigmentos artificiais do cabelo presentes em tinturas permanentes, tonalizantes ou henna.

Degradê - É uma sequência de tons contínuos, onde duas ou mais cores são sobrepostas formando uma transição suave entre as tonalidades. Segundo o cabeleireiro Ítalo Leite, o degradê funciona como "uma técnica de reflexo que vai diminuindo o tom do cabelo no máximo três cores".

Esfumado - Assim como na maquiagem, o esfumado evita que as linhas das luzes fiquem muito marcadas e aparentes, criando um efeito mais suave.

Fantasia - É a coloração em cores vibrantes, como o azul, rosa e roxo.

Fundo de clareamento - É a cor que será revelada após a retirada do pigmento natural dos cabelos, interferindo no resultado final da coloração.

Matização - Procedimento que dá cor aos fios logo após a descoloração.

Mechas 3D - São mechas trabalhadas em três ou quatro cores diferentes, buscando equilibrar a imagem e criando profundidade.

Mechas californianas - São mechas com efeito natural e "ar praiano" que deixam os fios mais claros nas pontas.

Mordaçagem - Técnica que abre a cutícula dos fios para preparar o cabelo para a coloração, usada principalmente em pessoas com as madeixas resistentes à penetração da química na fibra capilar, como as que têm fios brancos.

Luzes invertidas - Técnica que consiste em fazer mechas escuras nos cabelos claros, usando o mesmo procedimento do reflexo tradicional.

Repigmentação - Processo que retoma o tom natural ou anterior dos cabelos. A técnica é muito utilizada por loiras que desejam voltar a ter cabelos nas nuances originais.

Rinsagem - Também conhecido como banho de brilho, é um tipo de coloração que não utiliza amônia, por isso seu poder de cobertura é mínimo, sendo indicado para dar brilho e realçar a cor natural das madeixas.

Strong - É uma técnica de descoloração que deixa as mechas mais largas e marcadas. "É ideal para dar um tom de rebeldia e ousadia ao look e para cabelos não volumosos", explicou o especialista Ítalo Leite.

Sun Kissed - Procedimento um pouco mais suave que as mechas californianas, criando nuances mais iluminadas nas pontas dos cabelos, deixando os fios com aspecto natural. "É uma ótima opção para quem tem medo de colorir o cabelo", afirma o cabeleireiro Ítalo Leite, do Werner Coiffeur.

Matéria publicada em 09 de abril 2021, por Webedia.

Pular os slider: Casting-sem-amonia

Conheça a coloração sem amônia de

L’Oréal Paris