Do castanho claro para o preto: como fazer a transformação com coloração

Sair do castanho claro para o cabelo preto é uma tarefa mais simples do que parece. No entanto, é necessário conhecer algumas regrinhas de coloração e estar com os cabelos saudáveis para alcançar a cor desejada. Além disso, outros detalhes como a nuance escolhida e método de aplicação podem fazer toda a diferença no resultado final. Para te ajudar nessa missão, fizemos essa matéria com tudo o que você precisa saber antes de sair dos cabelos castanhos claros para os cabelos pretos. Anote as dicas a seguir!

Pular os slider: Imedia-preto

Conheça as nuances de preto de

Imédia Excellence

DO CASTANHO CLARO PARA O PRETO EM CABELOS NATURAIS: COLORAÇÃO PERMANENTE É A MELHOR OPÇÃO PARA QUEM BUSCA UM RESULTADO DURADOURO

Se você está decidida a ter cabelo preto, a coloração permanente é o caminho mais indicado para fazer a transformação partindo de uma base natural. Mas é preciso ter atenção aos tons de preto escolhidos e também à forma de aplicação para não manchar os fios.

Geralmente, as tintas de cabelo feitas para uso doméstico sobem ou descem de três a quatro tons em cabelos naturais, o que significa que partindo de cabelos castanhos claros, que correspondem ao número 5 na escala de colorimetria, é possível escurecer os fios em até três tons para baixo, alcançando o número 2. Tentar escurecer as madeixas mais do que isso, pode manchá-las.

Para não passar por isso, a primeira dica é explorar os tons de preto disponíveis. Em Imédia Excellence, por exemplo, a nuance 2 Preto Clássico ou a 2.160 Preto Couro seriam as mais indicadas para escurecer o cabelo castanho claro de forma satisfatória, descendo apenas três tons a partir do seu tom de base. Mais um truque para não manchar cabelos claros é fazer uma pré-pigmentação dos fios com o auxílio de um profissional, para preencher os fios com pigmentos avermelhados ou acobreados antes de aplicar o preto.

Outra dica é o cuidado no momento da aplicação. Dividir os cabelos em pequenas mechas e saturá-las com coloração suficiente para cobrir todos os fios é essencial para um resultado uniforme, sem manchas ou “buracos” mais claros no meio dos cabelos pretos. Caso tenha cabelo muito longo ou muito cheio, pode ser necessário comprar mais de uma caixinha de tinta para garantir que você terá produto suficiente para aplicar em toda a extensão das madeixas.

DO CASTANHO CLARO PARA O PRETO EM CABELOS TINGIDOS: POSSO APLICAR UMA COLORAÇÃO POR CIMA DA OUTRA?

Se você tem cabelos tingidos de castanho claro com coloração permanente, pode ter que passar por uma decapagem para remover os pigmentos dos fios e então alcançar o cabelo preto. Ainda que o objetivo seja escurecer os fios, a coloração já presente nas madeixas pode afetar o resultado final da transformação. Especialmente se a cor dos fios não estiver uniforme antes da aplicação da tinta preta.

Também é importante ter atenção com a saúde dos fios, já que o excesso de amônia e pigmentos pode danificá-los. Uma possibilidade nesses casos é fazer a transformação utilizando um tonalizante preto em vez de coloração permanente. Além de não ter amônia,  os tonalizantes também tem uma durabilidade mais curta e são uma alternativa não só para quem já tem cabelos coloridos ou quimicamente tratados (com relaxamento e alisamento, por exemplo), como também para quem não tem muito certeza de que quer manter o cabelo preto por muito tempo.

COMO CUIDAR DOS CABELOS ANTES E DEPOIS DA TRANSFORMAÇÃO: DICAS PARA MANTER O CABELO PRETO BRILHOSO NO DIA A DIA

Antes de sair do castanho claro é importante garantir que seus fios estão saudáveis para passar pela transformação. Isso é importante não só para evitar danos, mas para garantir uma melhor fixação do preto nas madeixas. Em cabelos ressecados e porosos, por exemplo, o resultado pode ser diferente do desejado, já que fios com essas características absorvem mais coloração ao mesmo tempo em que não a mantém nos fios por muito tempo.

Por isso, lembre-se de intensificar hidratações, nutrições e reconstruções capilares pelo menos três semanas antes de pintar os fios. Depois da transformação, é essencial manter os tratamentos e vale investir em um cronograma capilar para cabelos pretos. Esses cuidados capilares previnem ressecamento, frizz e outros probleminhas capilares que podem roubar o brilho e a luminosidade que é tão característica do cabelo preto.

Quem está acostumada com o cabelo castanho claro natural também deve ficar atenta ao fato de que o preto pode desbotar. Assim, outro cuidado com os cabelos pretos é utilizar shampoos e condicionadores específicos para cabelos coloridos e com proteção UV, além de reduzir o uso de ferramentas de calor, como pranchas e babyliss - caso necessário, aplique um óleo capilar ou leave-in com proteção térmica antes. Caso sinta necessidade de revitalizar a cor com o passar do tempo, o truque é fazer a técnica do banho de brilho com tonalizante preto, que traz de volta a cor e a luminosidade das madeixas sem danificá-las.

Matéria publicada em 14 de abril de 2021, por Webedia.

Pular os slider: Casting-Preto

Conheça as nuances de preto de

Casting Creme Gloss