Unir os benefícios do protetor solar e do repelente no mesmo produto é um verdadeiro adianto na rotina de proteção e cuidado com a pele, especialmente durante uma viagem ou passeio ao ar livre. No entanto, é importante saber extrair ao máximo todos os benefícios desse cosmético por meio de uma aplicação (e reaplicação) correta - tudo para blindar o corpo da picada de mosquitos transmissores de doenças e também dos raios ultravioleta que causam as rugas e manchas na pele, além do câncer. Quer aprender a inserir o filtro solar com repelente do jeito certo no dia a dia? Continue lendo a matéria e anote as dicas!
Dica 1: aplique o produto apenas nas áreas expostas
Em geral, a roupa já age como uma barreira para os insetos, por isso, só há necessidade de usar o protetor solar com repelente nas áreas mais vulneráveis e descobertas pelo pano, como os braços, pernas e pescoço. No entanto, alguns tecidos mais finos como a seda, por exemplo, não são capazes de proteger a pele dos mosquitos completamente - sendo assim, nesses casos, vale aplicar o produto antes de colocar a peça ou, então, usar um spray por cima da roupa.
Dica 2: se puder, evite usar perfume junto com o protetor solar com repelente
Ainda que para algumas pessoas seja difícil sair de casa sem aplicar o perfume favorito, vale lembrar que aromas mais fortes - especialmente os florais - costumam atrair os mosquitos para perto da pele. Assim, a fim de evitar que eles tentem se aproximar (e consigam, caso o repelente não seja reaplicado), vale sair de casa sem essa etapa da rotina. Por um bom motivo, né?
Dica 3: não precisa passar o produto diretamente no rosto
Não é indicado usar produtos corporais no rosto - e isso também conta quando o assunto é filtro solar com repelente - mas também não é proibido! No entanto, você não precisa aplicar repelente nessa região se já está protegida em áreas como pescoço e braços. Para proteger o rosto do sol, por exemplo, use um produto específico para essa região, com o FPS adequado e até mesmo com cor, caso queira esconder algumas marquinhas como olheiras ou manchas.
Dica 4: lembre-se de reaplicar o protetor solar com repelente a cada duas horas
Para que a proteção seja realmente eficiente durante todo o dia, a reaplicação é imprescindível! O recomendado para todos é que se renove a camada de protetor solar com repelente na pele a cada duas horas - intervalo que, por sinal, é o mesmo da reaplicação de um filtro solar tradicional mais indicada.
Dica 5: prefira usar o produto apenas durante o dia
Por mais que durante a madrugada pareça ser o período de maior ataque dos mosquitos, não se recomenda usar repelente antes de dormir. Nesses casos, a melhor alternativa é investir em telas e mosquiteiros dentro do quarto, além de roupas com tecidos de trama mais fechada.
Matéria publicada em 05 de março 2021, por Webedia.