Guia de coloração para cabelos curtos: dicas profissionais para escolher os melhores tons para o seu corte

Cortes na altura do queixo ou com a nuca batidinha são elegantes e sofisticados, além de darem um toque extra de estilo ao look de qualquer mulher. Na busca de um visual mais simples e prático, muitas delas acabam aderindo às medidas mais curtas para variar e dar mais atitude ao visual. Porém, se comprimentos menores significam menos tempo no chuveiro e menor quantidade produtos para usar, não são sinônimo de desleixo nos outros cuidados com as madeixas, principalmente no que diz respeito à coloração.

Pontas bem cortadas, acabamento bem feito e atenção ao brilho das madeixas são apenas alguns dos tópicos que as mulheres de fios curtinhos devem ficar atentas. No que diz respeito a cabelos coloridos, estar com a tintura em dia e em um estilo compatível com o corte é fundamental para obter resultados bonitos e que tenham a ver com a sua personalidade. O visagista Leandro Neves, do salão Hair Design deu dicas importantes e esclarecedoras sobre as tinturas perfeitas para os fios curtos. Confira:

Pular os slider: Casting loiros

Conheça as nuances de loiro de

Casting Creme Gloss

Na hora da escolha: cores sólidas ou reflexos?

Antes de mais nada, é válido lembrar que, ao optar por uma cor sólida (com todos fios de mesma cor) é preciso cuidado, retoques constantes e bastante disciplina com a cor. Assim como o corte se perde muito rápido em madeixas curtas porque o crescimento dos fios é mais evidente, a tintura aplicada nesse comprimento de cabelo também ganha o aspecto bicolor muito rapidamente. Ainda que seja essa a sua intenção (como é o caso de Ana Maria Braga e de Rihanna, quando usou os fios bicolores em 2010), ainda assim é preciso tomar cuidado com o aspecto dos fios, deixando-os sempre brilhantes e saudáveis. Se o seu estilo for um pouco mais descontraído - mas nem por isso menos glamouroso - opte por luzes, como fazem Halle Berry e Jennifer Hudson, que não necessitam de retoques tão frequentes e ainda dão maior profundidade ao look.

Luzes, mechas, reflexos ou luzes fazem muita diferença?

Segundo o visagista Leandro Neves, não há grandes diferenças entre essas quatro técnicas - afinal, todas elas consistem em dar nuances mais claras ou escuras em relação ao tom predominante nos cabelos. O que diferencia cada uma dessas formas de clareamento dos fios são as maneiras com as quais elas serão aplicadas: optando por mechas mais abertas ou fechadas, tinturas mais quentes ou frias, a grossura de cada tira de cabelo, entre outros.

Qual a melhor região da cabeça para fazer luzes em fios curtos?

Arriscar uma tonalidade diferente da cor da base em algumas mechas de cabelo pode ser uma ótima opção para variar o visual e deixar os fios mais iluminados. Porém, é válido tomar cuidado com a região em que as mechas serão feitas: "na parte de trás da cabeça, mais ou menos na altura da nuca, o resultado não fica muito bom. Como geralmente nos fios mais curtos o acabamento nessa região é bem batidinho, as mechas acabam ficando muito concentradas e o efeito não fica legal", explica Leandro, do salão Hair Design. O ideia é apostar em luzes discretas na frente dos cabelos e na parte superior da cabeça - onde os fios são um pouco mais longos, devido à franja.

Para evitar: mechas muito finas e em grande quantidade

Apesar de darem um efeito natural em comprimentos mais longos, mechas claras muito finas não são a melhor opção para cabelos curtos: "as mechas muito finas não aparecem tanto porque as escuras se sobressaem", conta Leandro. Além disso, apostar em grande quantidade de reflexos nos fios curtos pode dar a indesejada aparência manchada aos fios devido ao comprimento reduzido dos cabelos, como já fez Emma Watson, em 2011, quando ainda ostentava o corte pixie.

As cores das famosas de fios curtos mais pedidas nos salões

Segundo o visagista, as cores de cabelos mais pedidas no salão são das famosas Fernanda Paes Leme e Débora Secco. Ainda que as atrizes já tenham abandonado o comprimento mais curto há algum tempo, o visual das estrelas continua fazendo a cabeça das mulheres de fios mais curtos. "Aquele repicado volumoso e moderno da Fernanda Paes Leme é bastante pedido. As nuances sutis na coloração deixam o corte com aspecto mais volumoso, jovem e contemporâneo", contou Leandro. Débora Secco - que, durante sua participação na série "Louco Por Elas" exibia uma cor mais sólida nas madeixas - também não fica atrás: "até hoje as mulheres pedem muito o cabelo dela no salão", contou o profissional.

Matéria publicada em 09 de Fevereiro de 2021, por Webedia.

Teste agora qual a melhor cor para o seu estilo

Pular os slider: Imedia Excellence Loiros

Conheça as nuances de loiro de

Imédia Excellence