Hidratação capilar: como fazer o efeito do tratamento durar mais tempo no cabelo?

A hidratação capilar é um tratamento bastante recomendado - e o mais popular! - tanto para cabelos danificados, porosos e ressecados, quanto para cabelos saudáveis. Só que mesmo depois de adotar uma rotina de cuidado com os fios, algumas mulheres sentem que o resultado de fios macios e brilhosos não é tão duradouro quanto se esperava.

Então, o que fazer para reverter isso? Existem truques e produtos que podem ajudar a prolongar o efeito de um cabelo hidratado? Por incrível que pareça, sim! Há alternativas que podem favorecer ainda mais a hidratação para cabelo, e uma das dicas pode estar bem na prateleira do seu banheiro. Vamos conferir?

Pular os slider: reparacao total

Cuide dos seus cabelos com a linha

Reparação Total 5

CREME DE PENTEAR PROLONGA A DURAÇÃO DA HIDRATAÇÃO NO CABELO

Você já deve saber que não é indicado hidratar o cabelo com creme de pentear porque o produto é sem enxágue, certo? Porém, uma coisa é certa: o creme de pentear carrega propriedades hidratantes e tem o poder de prolongar o efeito macio, brilho e maleável que o seu cabelo conquistou com a máscara de hidratação. Isso acontece porque o creme cria uma película protetora ao redor de cada fio, o que impede que o cabelo sofra agressões externas, como vento, sol e umidade, que podem ocasionar frizz e opacidade. Assim, ao aplicar o creme nos cabelos úmidos após cada lavagem, os nutrientes da máscara de hidratação vão se manter por mais tempo na fibra capilar do que se você simplesmente lavasse os cabelos e não aplicasse um creme finalizador nas madeixas. Por isso, apesar de o creme não substituir a máscara de hidratação, ele completa, sim, o tratamento.

O USO DE ÁCIDO HIALURÔNICO PARA O CABELO É UMA FORMA DE PROLONGAR A HIDRATAÇÃO

Sim, é isso mesmo: o ácido hialurônico, que é um grande queridinho de skincare, também pode trazer vários benefícios para os cabelos. Essa substância tem a função de reter água no interior da fibra capilar, o que garante uma hidratação profunda dos fios, evitando problemas como o ressecamento, frizz ou o surgimento de pontas duplas. Outro grande benefício desse ativo é a regeneração dos cabelos, já que o ácido hialurônico é capaz de proteger a fibra e evitar a abertura das cutículas dos fios, ajudando a prolongar o efeito hidratante da máscara que você aplicou. Por isso, a dica é procurar por produtos que contam com o ácido hialurônico em sua fórmula.

Nossa sugestão: o Creme Preenchedor Elseve Hidra Hialurônico, além de desembaraçar, sela os fios e elimina o frizz sem pesar, o que é ótimo para todos os tipos de cabelo, dos cacheados aos lisos. 

SHAMPOO HIDRATANTE PODE COMPLETAR A ROTINA DE CUIDADOS JUNTO COM A MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO

Existem diferentes tipos de shampoos nas prateleiras das lojas de beleza, cada um com formulações e propriedades distintas. O shampoo hidratante é um deles, mas será que ele realmente funciona para manter o efeito do tratamento por mais tempo? A resposta é sim: a principal função desse tipo de produto é equilibrar o nível de água e de nutrientes na fibra capilar, deixando os fios do cabelo muito mais bonitos e saudáveis. Isso é possível porque alguns ativos bem potentes, como o pantenol, glicerina, cicatri ceramidas e o ácido hialurônico tratam as madeixas na hora da lavagem. 

Como saber se o shampoo é hidratante? Esse tipo de produto costuma ter a textura cremosa e a consistência mais densa, ao contrário dos shampoos mais limpantes, que costumam ser transparentes.

MANTER O CRONOGRAMA CAPILAR E LAVAR O CABELO COM ÁGUA FRIA SÃO PODEROSOS ALIADOS DA HIDRATAÇÃO

O cronograma capilar é a rotina de cuidados com os fios de cabelo, e a hidratação é o pilar que sustenta essa "agenda capilar" por ser a porta de entrada para os nutrientes da nutrição e reconstrução. E para manter o efeito hidratado por mais tempo, é super importante dar atenção a essas outras duas etapas também: cada cronograma é montado de acordo com as necessidades de cada cabelo, e saber quando aplicar cada um dos cremes de tratamento é o que vai ajudar a manter o cabelo macio, sem frizz, soltinho e brilhoso que a gente tanto deseja. A vantagem é que todos os tipos de cabelo podem fazer um cronograma - inclusive os que já são saudáveis. 

Dica extra: não se esqueça que na hora de lavar os cabelos, a água fria ou morna são as melhores opções para isso. Por mais que um banho quentinho seja tudo de bom de vez em quando, o calor da água provoca o ressecamento dos fios, deixando-os mais frágeis e com menos brilho. Escolha a água fria para dar um banho de brilho instantâneo nas suas madeixas e fazer o efeito da hidratação durar mais.

 

Matéria publicada em 14 de abril 2021, por Webedia.

Pular os slider: oleo extr

Conheça a linha

Óleo Extraordinário