Hidratação caseira: como manter uma rotina de cuidados em casa para ter cabelos sempre hidratados

hidratação caseira é perfeita para quem quer fios mais saudáveis e bonitos sem precisar recorrer ao salão de beleza. Esse tratamento é imprescindível para a manutenção das madeixas, uma vez que repõe água e minerais perdidos pela fibra capilar no dia a dia devido a agressões que vão desde o uso de chapinha até a exposição aos raios UV.

Mas apesar de ser um procedimento relativamente fácil de fazer, muitas mulheres ainda têm dificuldade de incluir a hidratação capilar na rotina de cuidado com os fios. Pensando nisso, listamos as principais dicas para manter os cabelos hidratados em casa; confira!

Pular os slider: Hidra cabelo

Conheça a linha

Elseve Hidra Hialurônico

HIDRATAÇÃO CASEIRA: CONHEÇA O SEU TIPO DE CABELO E ESCOLHA OS PRODUTOS CORRETOS PARA O TRATAMENTO

O primeiro passo para uma hidratação caseira eficiente é escolher os produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Muitas mulheres ainda cometem o erro de achar que produtos de cabelo são todos iguais, o que leva a escolha de máscaras de hidratação capilar, shampoos e condicionadores que não vão atender as necessidades do fio e dar o resultado desejado.

Para não cair nessa armadilha, a dica é conhecer bem o seu cabelo e escolher os produtos adequados para as necessidades do seu fio. Por exemplo, cabelos cacheados e crespos costumam ser mais secos no comprimento, enquanto cabelos lisos e ondulados podem sofrer com a oleosidade.

Assim, quem tem cabelos cacheados deve apostar em uma hidratação caseira concentrada e rica em ativos emolientes, enquanto para as lisas e onduladas é mais indicado o uso de máscaras leves e equilibrantes.

COM QUE FREQUÊNCIA FAZER A HIDRATAÇÃO CAPILAR: SAIBA COMO INCLUIR O TRATAMENTO NA ROTINA

O seu ritual de hidratação de cabelo caseiro deve ser feito de acordo com o estado de saúde dos seus fios e também com as características naturais deles. Cabelos muito ressecados ou danificados precisam de hidratações mais frequentes - recomenda-se de uma a duas vezes na semana - assim como os cabelos naturalmente mais secos. Para quem sofre com a oleosidade ou tem cabelos saudáveis, a dica é fazer uma hidratação semanal.

Mas lembre-se que a função da hidratação é fazer a reposição de água e minerais nos fios e que, dependendo do estado de saúde das suas madeixas, pode ser necessário complementar a rotina com outros tratamentos como a nutrição e a reconstrução, formando o chamado cronograma capilar.

HIDRATAÇÃO PARA CABELOS CACHEADOS E CRESPOS: ATIVOS EMOLIENTES E APLICAÇÃO MECHA A MECHA POTENCIALIZAM RESULTADO DO TRATAMENTO

Devido ao formato encaracolado das madeixas cacheadas e crespas, os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo não conseguem percorrer todo o comprimento do fio, o que faz com que esse tipo de cabelo seja mais seco. Por esse motivo, as hidratações não apenas são fundamentais para a saúde desse fio, como também precisam ser mais potentes e feitas com algumas técnicas específicas.

A primeira dica para fazer a hidratação capilar caseira em cabelos cacheados e crespos é separar os fios em mechas e desembaraçar os fios de baixo para cima, para não formar nós nas pontas. Com os cabelos devidamente desembaraçados, comece a aplicação da máscara mecha a mecha, enluvando os fios com as mãos. 

Mas qual a melhor máscara de hidratação para cabelos cacheados e crespos? Procure por produtos que tenham ativos emolientes e hidratantes como óleo de coco e manteiga de babaçu, conhecidos pelo alto poder hidratante e umectante, que hidrata os fios profundamente e auxiliam no controle do frizz, além de deixar os cabelos mais macios e brilhosos - muito importante para quem tem cabelos secos.

HIDRATAÇÃO PARA CABELO LISO E ONDULADO: DIFERENTES TIPOS DE LISO EXIGEM DIFERENTES TIPOS DE CUIDADO

Os cabelos lisos e ondulados naturais geralmente sofrem bastante com o frizz e a falta de alinhamento, além da oleosidade, já que os óleos naturais do couro cabeludo percorrem as madeixas com mais facilidade. Nesses casos, é indicado procurar por máscaras de hidratação capilar que contenham ativos que vão controlar a oleosidade enquanto hidratam os fios, como essências verdes e extrato de algas.

Outra dica importante para quem tem esse tipo de fio é evitar a raiz e focar a aplicação dos produtos no comprimento e pontas. Também evite aplicar os produtos em excesso, utilizando apenas a quantidade necessária para cobrir todos os fios. Ao remover a sua hidratação caseira, tenha o cuidado de enxaguar todo o excesso de creme, para que evitar que o cabelo acumule resíduos - o que pode causar mais oleosidade e também ressecar os fios.

Para quem tem cabelos lisos e ondulados com chapinha e babyliss é indicado investir em uma hidratação capilar que contenha ativos como a queratina e proteção térmica, para hidratar os fios profundamente e prevenir os danos causados pelo calor das ferramentas.

HIDRATAÇÃO PARA CABELO RESSECADO: FIOS DANIFICADOS NECESSITAM DE HIDRATAÇÕES MAIS PROFUNDAS

Geralmente, o ressecamento do cabelo se dá devido ao acúmulo de danos e agressões na fibra capilar. Excesso de químicas (alisamento, relaxamento e coloração), exposição ao sol e até mesmo água de mar e piscina podem causar o ressecamento dos cabelos. Como consequência, os fios podem ficar opacos, rígidos, quebradiços e com pontas duplas.

Se você tem os cabelos ressecados, é indicado fazer uma hidratação caseira com produtos voltados para a reparação de danos e ativos que penetrem a fibra capilar para recuperar a estrutura e a saúde das madeixas. Alguns exemplos de ingredientes que cumprem essa função nas máscaras de tratamento são as cicatri-ceramidas, a pró-queratina e a bio ceramida.

DICA EXTRA: CUIDADOS COM OS FIOS PARA PROLONGAR O RESULTADO DA HIDRATAÇÃO CAPILAR CASEIRA

Os cuidados com os cabelos começam sempre na lavagem. Por isso, uma dica para potencializar o resultado das hidratações é utilizar shampoos e condicionadores da mesma linha que a máscara de hidratação capilar, já que esses produtos são desenvolvidos para trabalhar juntos do começo ao fim do tratamento.

Quanto a aplicação e remoção da hidratação, é importante respeitar o tempo sugerido pelo fabricante da máscara e enxaguar o cabelo abundante para evitar o acúmulo de resíduos nos fios. O mesmo vale para o condicionador, que deve ser aplicado após a máscara para fechar as cutículas do fio e selar o tratamento na fibra capilar. A temperatura da água também é importante: procure sempre lavar os cabelos com água fria, porque ela também auxilia na selagem das cutículas e dá mais brilho aos cabelos.

Por fim, lembre-se que não adianta seguir um ritual de hidratação de cabelo caseiro super apurado e continuar danificando as madeixas diariamente. Para manter os fios sempre saudáveis e hidratados, tente reduzir o uso de químicas e de ferramentas de calor, como chapinhas e babyliss. Caso precise utilizá-los, aplique um leave-in com proteção térmica na finalização, para proteger os fios.

Matéria publicada em 14 de abril de 2021, por Webedia.

Pular os slider: Liso-dos-sonhos

Para exterminar o frizz do cabelo liso,

Conheça Elseve Liso dos sonhos