Hidratação para cabelos ressecados é diferente? Aprenda a manter os fios hidratados

Será que existe diferença na hidratação para cabelos ressecados? A hidratação é o tratamento capilar mais popular entre as mulheres que querem manter as madeixas bonitas e saudáveis. Ela é ideal para manter os fios hidratados e pode ser feita em casa sem muito trabalho: dá até para fazer a hidratação no banho. Quer saber como fazer a hidratação para recuperar os cabelos ressecados e evitar as pontas duplas? Então, vem conferir essas dicas que a gente separou para ajudar a deixar os fios macios de novo e aprender a fazer uma hidratação caprichada. 

Afinal, o que muda na hidratação para cabelos ressecados?

O passo a passo para fazer a hidratação para cabelos ressecados é o mesmo da hidratação comum, são os produtos usados que podem mudar um pouco. Para tratar os fios ressecados, comece lavando o cabelo com um shampoo hidratante antes de fazer a hidratação. Depois, é hora a máscara capilar.

Para potencializar o efeito da sua máscara de hidratação, você pode misturá-la com algumas gotinhas de óleo capilar. Assim, ela fica ainda mais hidratante e ajuda a tratar os fios ressecados. O cabelo danificado também pode ser hidratado com mais frequência: em vez de uma vez por semana, experimente fazer a hidratação duas vezes por semana. 

Como saber se meu cabelo está ressecado?

Muitas mulheres ficam em dúvida se o cabelo delas está ressecado ou mais danificado. Para descobrir isso, é importante observar o tipo de dano que o cabelo sofreu. Os fios ressecados, ao contrário dos danos por procedimentos químicos, apenas sofreram os danos do dia a dia, como o calor e a poluição, o que faz com que eles percam água.

Quando as madeixas estão ressecadas, elas podem ficar mais opacas e com pontas duplas, mas isso não deve alterar a queda ou a elasticidade dos fios. Se o seu cabelo estiver com aspecto emborrachado ou caindo mais do que o normal, procure seu cabeleireiro para decidir o tratamento mais adequado. 

Saiba como manter o cabelo ressecado hidratado no dia a dia

Alguns hábitos do dia a dia podem prejudicar a saúde dos fios e deixá-los ressecados. Por isso, é fundamental ficar atenta e tomar alguns cuidados para evitar que o cabelo fique danificado. Sabia que a temperatura da água na hora da lavagem pode fazer toda a diferença? A água quente retira a oleosidade natural do couro cabeludo e dos fios, deixando-os mais ressecados.

Por isso, prefira lavar as madeixas em água fria ou morna. Além disso, o calor do secador e da chapinha também pode ressecar os fios. A dica é apostar em um leave-in com proteção térmica. E, é claro, apostar em hidratações semanais para manter o cabelo bem hidratado.

Matéria publicada em 05 de Março de 2021, por Webedia.