Lenços: confira diferentes formas de amarrar o acessório

Da tendência retrô dos anos 1950 até a inspiração indígena, passando pela pegada rocker, o lenço é capaz de compor diferentes estilos, apenas mudando sua amarração. O acessório também é um aliado das mulheres em tratamento de quimioterapia, lembradas neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril. Seja para renovar o visual ou para compor uma produção mais elaborada, confira diferentes formas de amarrar lenços.

Lenço como tiara: a forma mais fácil de usar


A forma mais rápida e prática de se amarrar lenços é no modelo de tiara, no qual o acessório é posicionado no topo da cabeça. Mas não é porque o modelo é fácil de ser feito que suas criações precisam ser simples. O laço grande posicionado para cima confere um ar romântico à produção, enquanto uma amarração mais despojada garante um visual moderno. A estampa dos lenços, como a étnica, por exemplo, também é responsável pela caracterização do visual.

Faixa transita do estilo rocker ao indígena


A faixa é feita a partir da mesma amarração que a tiara, porém, o modelo se diferencia por ser posicionado mais próximo à testa, e não tão centralizado no topo da cabeça. O lenço dobrado em largura grossa sobre a testa, com pontas amarradas sobre os cabelos na parte de trás da cabeça, garante uma pegada rocker, inspirada no estilo popularizado por bandas da década de 1980. A mesma amarração, porém com o lenço dobrado de forma mais fina, pode fazer referência à cultura indígena. Já a faixa grossa, posicionada logo após a testa, deixando apenas a franja de fora, e com as pontas do lenço embaixo dos fios, é a aposta certa para quem quer um look retrô.

Bandana remete ao estilo hippie


Já a bandana cobre o topo da cabeça, amarrada em forma de triângulo. O modelo é fortemente associado ao estilo hippie e despojado dos anos 1970, pois se tornou marca registrada dos jovens da geração. Duas décadas depois, esse tipo de amarração ganhou força novamente com a popularidade de rappers norte-americanos, e se estende até a moda atual entre os mais diversos estilos, podendo proteger a cabeça em um dia de muito calor ou até mesmo escondendo os cabelos em um "bad hair day".

Turbante cobre os fios por completo


O turbante, que tem inspiração na cultura africana, cobre a cabeça por completo, mas pode ser criado a partir de diferentes amarrações. O formato com pontas soltas sobre os fios relembra o visual de camponesas, enquanto uma amarração polida, com um lenço longo sobre os ombros, é complemento de uma produção sofisticada. A moda vintage pode ser retratada com pontas do lenço amarradas em nó no topo da cabeça, modelo inspirado em antigas divas do cinema.

Modelo Sorrindo
Matéria publicada em 09 de fevereiro 2021, por Webedia.