Mitos e verdades sobre dormir com os cabelos molhados: tire suas dúvidas de uma vez por todas

Um grande mito para uns e verdade absoluta para outros, o hábito de dormir com os cabelos molhados é questão polêmica há muito tempo. Quem nunca ouviu dos pais ou avós que isso faz mal à saúde? Seja por pensar que causa resfriados ou por afirmar que pode fazer mal ao couro cabeludo, o conselho sempre foi secar os fios antes de dormir. A questão, porém, é que a sensação de frescor que o cabelo dá quando está úmido alivia muito o calor das noites de verão. Tire as suas dúvidas de uma vez por todas sobre esse hábito polêmico e descubra se ele realmente danifica os fios.

Hairstylist das celebridades explica as desvantagens de dormir com os cabelos molhados

Um dos mais temidos problemas de beleza é estragar os cabelos. Praticamente toda mulher se preocupa com a saúde e aparência dos fios, temendo causar danos irreversíveis ao couro cabeludo. Segundo John Ruggiero, hairstylist de celebridades, como Kirsten Dunst e Dakota Johnson, o maior problema com o costume de dormir com os cabelos úmidos é a aparência dos fios pela manhã: "não é uma boa ideia, no sentido de que ele vai secar engraçado, e estará indisciplinado quando você acordar, causando mais trabalho para você mesma na parte da manhã", esclareceu em entrevista ao site Byrdie.

A dica para quem não consegue deixar o hábito

Para aquelas que não conseguem se desapegar da sensação refrescante que os cabelos molhados dão na hora de dormir, vale a dica de cuidar previamente dos fios antes do sono, para que ao acordar eles não causem tanto trabalho na hora de estilizar. Para John Ruggiero, a precaução é fundamental: "penteie com um pouco de leave-in ou um desembaraçador em spray, trance levemente o cabelo e, em seguida, prenda-o em um coque no alto da cabeça. Dessa forma, ele vai ficar desembaraçado e ondulado quando você acordar", aconselhou.

O secador pode ser o seu melhor amigo antes de dormir

A melhor opção para quem não tem tempo para deixar os cabelos secando naturalmente é utilizar o secador à noite. Essa prática, no entanto, requer alguns cuidados: aplicar o protetor térmico nos fios antes da secagem é essencial, para evitar que o calor cause mais danos que benefícios. Além disso, manter o jato de ar quente a pelo menos 20 centímetros de distância das madeixas é fundamental.

Dormir com os cabelos molhados pode realme te tre deixar gripada?

Não há certeza quanto ao fato do hábito de dormir com os cabelos úmidos poder causar gripes e resfriados. Um estudo, porém, realizado pelo pesquisador Ron Eccles, segundo a BBC, afirma que as pessoas que passaram maior parte do tempo com o corpo mais fresco por conta da umidade tiveram maior propensão aos sintomas de resfriado. Apesar de pesquisas como esta, não existe definição que conclua o assunto.

 

Matéria publicada em 17 de março de 2021, por Webedia.