Morena iluminada: 7 dicas para adotar a cor em 2021

A técnica morena iluminada é uma forma prática e moderna de renovar o visual e iluminar os cabelos castanhos sem perder a naturalidade. O visual, que se tornou queridinho e vem conquistando cada vez mais adeptas, é uma das apostas para 2021 e pode ser adotado de diferentes formas. O comprimento do seu cabelo e até mesmo a textura podem fazer toda a diferença no resultado final. Pensando nisso, listamos sete dicas para você iluminar as madeixas neste ano. Confira as dicas e as fotos de morena iluminada na galeria para se inspirar!

Saiba qual cor combina com você!

O OMBRÉ HAIR É A FORMA MAIS TRADICIONAL DE FICAR MORENA ILUMINADA

Quem nunca ouviu falar do ombré hair? Essa é uma das técnicas mais utilizadas nos salões de beleza para alcançar o visual morena iluminada. O visual consiste em clarear as pontas madeixas mantendo a raiz escura, criando um degradê para não ficar marcado. Um dos benefícios de apostar ombré hair morena iluminada é que esse estilo é mais fácil de manter e não exige retoques frequentes, além de funcionar em todos os tipos de cabelo.

Quanto a escolha da nuance, o tonalidade morena iluminada mel é a tendência que valoriza a naturalidade, já que esse é um tom de loiro médio de fundo quente que não cria muito contraste com o castanho. Mas isso não significa que você não pode investir em tons mais claros e contrastantes: basta encontrar o equilíbrio entre o seu tom de base e a nuance escolhida.

O BRONDE HAIR É UMA TÉCNICA PARA FICAR MORENA ILUMINADA CACHEADA

Se você tem cabelos cacheados, uma forma de adotar o look nesse tipo de fio é utilizando a técnica bronde hair. Apesar de não ser uma técnica exclusiva para os cabelos cacheados, ela valoriza as ondas naturais sem o risco de os fios ficarem marcados de forma irregular porque as mechas morena iluminada já começam a poucos centímetros da raiz, mantendo o fundo marrom.

Para alcançar esse visual de morena iluminada cacheada de forma equilibrada e natural, vale apostar na tonalidade morena iluminada caramelo ou em nuances como o loiro dourado, que criam o efeito de “beijada pelo sol”.

HAIR CONTOUR VALORIZA O VISUAL MORENA ILUMINADA LISO

Buscando “morena iluminada cabelo liso”? Então aposte na técnica hair contour! Contorno de cabelo em tradução para o português, essa técnica faz exatamente o que o nome sugere: cria pontos de iluminação em mechas de cabelo nos contornos do rosto. O hair contour é muito visto em cabelos lisos devido ao alinhamento dos fios, que caem perfeitamente ao redor da face e permitem uma melhor visualização da iluminação. Mas isso não quer dizer que essa técnica é exclusiva para esse tipo de cabelo.

As possibilidades de nuances para alcançar o visual morena iluminada com o hair contour são infinitas: você pode ir de nuances mais sóbrias, como o loiro mel e o loiro dourado, até o loiro claro e o loiro perolado. Para encontrar a melhor forma de iluminar as madeixas nesse caso, o truque é optar pela nuance que melhor realce o seu tom de pele, considerando se o seu subtom é quente ou frio, já que o objetivo é justamente iluminar o rosto. 

MORENA ILUMINADA: CABELO CURTO FICA MODERNINHO COM AS BABYLIGHTS

Alcançar o visual morena iluminada curto exige mais delicadeza na hora de aplicar a coloração. Por esse motivo, uma técnica muito indicada para iluminar os fios curtinhos é a babylights, que consiste em criar mechas bem finas que vão da raiz até as pontas, criando um efeito mais natural e delicado.

Assim como nas outras opção de iluminação, para o cabelo curto morena iluminada também vale apostar em tons de loiro mais sóbrios e naturais, quanto em nuances mais claras e de maior contraste. Mas como a principal proposta de técnica é a naturalidade, o visual é mais visto com tons de loiros mais escuros.

MORENA ILUMINADA: CABELO PRETO PODE ALCANÇAR O VISUAL?

Os cabelos pretos são os mais escuros e conhecidos como os mais difíceis de clarear. Por esse motivo muitas mulheres que querem adotar o cabelo morena iluminada acreditam que não é possível fazer luzes nos fios pretos, mas não é bem assim. A diferença, nesses casos, é que você pode precisar descolorir os fios para alcançar determinados tons de loiro, especialmente se seus cabelos forem pintados de preto, uma vez que coloração não clareia coloração.

Além disso, o contraste entre o preto e o loiro é maior e quanto mais clara a nuance, maior o contraste. Por isso, para as mulheres que têm cabelo preto e querem ficar morenas iluminadas recomenda-se apostar em nuances como o loiro mel, o loiro dourado e o loiro mel dourado.

DICAS PARA DE CUIDADOS COM O CABELO MORENA ILUMINADA ANTES E DEPOIS DA TRANSFORMAÇÃO

Para ficar morena iluminada com os cabelos bonitos e saudáveis não basta escolher a técnica certa, mas também lembrar de cuidar dos fios da maneira correta antes e depois da coloração. Pelo menos quatro semanas antes de mudar o visual é importante fazer um cronograma capilar para fortalecer os fios e deixá-los saudáveis para passar pelo processo de clareamento das mechas. Especialmente se você tiver cabelos muito escuros e for fazer descoloração.

Com os cabelos já transformados é hora de incluir na rotina alguns cuidados específicos para madeixas morenas iluminadas. O primeiro passo é investir em um shampoo matizador e uma linha de shampoo e condicionador para cabelos coloridos, que vão auxiliar na manutenção da cor e evitar que as mechas iluminadas fiquem desbotadas ou manchadas. O cronograma capilar deve ser mantido para que as madeixas reponham nutrientes perdidos durante o processo de clareamento, bem como para evitar o ressecamento e as pontas duplas, que são inimigos dos cabelos com luzes.

No dia a dia, reduza o uso de ferramentas de calor (prancha e babyliss, por exemplo) já que as altas temperaturas podem danificar e ressecar os fios. De preferência, utilize leave-ins, cremes de pentear ou óleos com proteção térmica para proteger as mechas de morena iluminada tanto do calor dessas ferramentas, como do calor do sol, que também danifica e desbota os fios loiros.

Matéria publicada em 14 de abril de 2021, por Webedia.