Coloração: cabelos mais escuros que o desejado? Saiba como evitar um resultado indesejado

Nem sempre a cor prometida na caixinha de tintura é a mesma que prevalece nos cabelos no resultado final da mudança, o que pode gerar uma grande frustração para quem adora transformar o visual. Além das manchas, um problema comum é que os fios fiquem mais escuros do que o desejado. Entenda os motivos que podem causar este erro para evitar transtornos na próxima coloração.

Coloração deve ser feita gradualmente e com nuance correta

A razão mais recorrente para que os cabelos fiquem mais escuros que o esperado é colorir sobre uma tonalidade anterior muito mais clara. Isto acontece porque, assim como a descoloração, a mudança para o tom mais escuro deve ser feita gradualmente. É mais fácil se aproximar da cor desejada em etapas, escurecendo um ou dois tons por vez. Desta forma, as manchas também são evitadas, já que quanto mais claros os fios, menos pigmentos estão fixos, o que pode causar falhas na fixação da cor.

As cores das tinturas são identificadas por números, que definem a tonalidade, a nuance e os reflexos do resultado final, por isso, usar uma coloração com nuance mais escura que a anterior pode resultar em um visual diferente do desejado. Para escolher a tintura ideal, é necessário levar em consideração, além da cor base - representada pelo primeiro número -, a cor do reflexo, que aparece após o ponto. Aquelas com numeração terminada em zero não interferem na nuance que já está no cabelo.

Para o resultado desejado, é fundamental seguir recomendações de embalagem

Ao fazer a aplicação da tintura, é fundamental seguir todas as recomendações descritas no folheto explicativo, principalmente o tempo indicado para manter o produto nos cabelos. As colorações permanentes não atuam mais depois de um certo tempo, pois a cutícula do fio fica saturada. Porém, as tinturas sem amônia, como as semipermanentes e as temporárias, continuam agindo pelo tempo em que estiverem nos cabelos, o que pode alterar o resultado da cor.

A tintura deve ser aplicada primeiro no comprimento dos fios, deixando quatro dedos de raiz para o final. Massageie os cabelos com a tintura como se fosse um shampoo, passando a mistura de maneira uniforme. Por fim, passe a tinta na raiz, do centro do couro cabeludo para fora, e espere o tempo de ação recomendado. As reaplicações também devem ter um intervalo espaçado, caso contrário, há riscos de que a cor fique mais escura do que o desejado.

A divisão do kit tonalizante, que contém a emulsão reveladora e a bisnaga de coloração, pode fazer com que a quantidade de oxidante seja insuficiente para que os cabelos atinjam a cor prometida na caixa da tintura. Para evitar qualquer tipo de transtorno, o ideal é que o conteúdo total do kit seja usado em apenas uma aplicação.

Matéria publicada em 3 de Fevereiro de 2021, por Webedia.

Saiba qual a cor que combina com o seu estilo

Pular os slider: Linha 165

Conheça a linha completa

de coloração L'Oréal Paris