O cabelo icônico da boneca Barbie

Idealizada pela esposa do fundador da empresa norte-americana Mattel, Ruth Handler inspirou-se na boneca alemã Lili para criar a Barbie na década de 1950. O projeto foi apresentado ao designer Jack Ryan, que criou o modelo e logo depois foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, em 1959. A boneca, que até então era produzida para as crianças, tinha como símbolo uma mulher adulta, loira, linda, rica e com o namorado que toda mulher sonhou. Os atrativos que a Barbie possuía pareciam irresistíveis aos olhos, até mesmo das mães das crianças que só queriam brincar e o sucesso foi mundial.

A característica mais marcante da Barbie eram os lindos cabelos loiros claros, brilhosos e e com ondas poderosas que concluíam o estilo icônico da boneca. Com o passar das décadas, novas versões de penteados eram lançados de acordo com a época em que se vivia.

Variedade de penteados a cada modelo

Apesar do tradicional penteado volumosos com ondas, a diversidade de estilos criados para a boneca loira possibilitou-a ter diferentes penteados, mas sem perder o padrão dos fios lisos e loiros. Versões com cabelos grandes e chapados foram lançadas, além das franjas que arrematavam o visual da loira, que tinha o mesmo rosto em todos os modelos lançados.

A partir da década de 1980 começaram a ser lançados alguns modelos limitados da Barbie em uma linha para colecionadores. Barbies de várias épocas foram reproduzidas com riqueza de detalhes nos looks, inclusive nos penteados, com cabelos presos, volumosos, topetes e tudo mais que poderia caracterizar a época. Nessas linhas limitadas, novas cores de cabelo também surgiram nos fios de nylon da boneca.

Versões especiais da boneca de maior sucesso mundial

Nos anos 1990 e 2000, personagens de filmes clássicos do cinema e televisão ganharam versões românticas no modelito da boneca. Barbie e Ken foram reproduzidos como "Romeu e Julieta", "O Feiticeiro de Oz", "Star Trek" e "Toy Story". As divas e ícones de estilo também foram homenageadas, como a boneca loira de cabelos ondulados imitando Marilyn Monroe; a "Bonequinha de Luxo" Audrey Hepburn, com direito a coroa e franja na metade da testa; Elizabeth Taylor e Vivien Leigh.

 

Matéria publicada em 12 de Abril de 2021, por Webedia.