Pele macia em todas as estações: prepare-se para o inverno

A temporada do frio se aproxima e, depois dos cuidados específicos para tratar dos cabelos no pós-verão, chega a vez de focar a atenção na pele do corpo para mantê-la linda e protegida por todo o inverno. Na estação mais seca do ano é natural que a pele fique menos hidratada e perca ainda mais maciez por conta dos banhos mais quentes. As várias camadas de roupas também podem ser um fator importante quando o assunto é pele lisinha. De olho em algumas dicas, é possível manter a pele bonita de janeiro a janeiro.

A dermatologista Bianca Guaraldi explica que as baixas temperaturas, o vento frio e o ar mais seco são alguns dos fatores determinantes para um maior ressecamento da pele. "Além disso, hábitos como banhos mais quentes e demorados retiram da pele a barreira natural de gordura que tem o objetivo de lubrificação", lembrou. Além de diminuir a temperatura da água do chuveiro, vale também evitar algumas peças de roupa que podem prejudicar a pele, como explicou a dermatologista Maryangela Machado: "o atrito de roupas pesadas ou o contato com tecidos sintéticos pode gerar inflamações dos folículos pilosos da pele; o que pode até levar a um quadro de foliculite".

Pular os slider: UV Defender

Proteja seu rosto dos raios UV com a linha

UV Defender

Esfoliação em tempos gélidos

Além de evitar roupas justas e com tecidos não naturais, a esfoliação também pode ser uma aliada na busca por uma pele lisinha na temporada do frio. "A esfoliação elimina células mortas da camada superficial da pele e resulta em uma renovação celular. Após o processo, a pele fica mais sedosa, lisa e pronta para receber a hidratação", explicou Bianca Guaraldi. A médica ainda indica que a frequência com que se faz esfoliação seja menor no inverno: "no verão, é possível realizá-la até duas vezes por semana, mas o inverno pede uma frequência menor para que a pele não perca sua barreira natural de proteção".

Tonificação, um hidratante mais poderoso e cuidado dos lábios

Falando em hidratação, as dermatologistas aconselham que se escolha um produto hidratante corporal mais encorpado para o inverno. "A hidratação deve basear-se no uso de umectantes com maior consistência para obter um maior grau de emoliência e absorção, especialmente nos membros superiores e inferiores", apontaram. Quando o assunto é tonificação, Maryangela Machado justifica que o produto ajuda a preparar a pele para a hidratação: "as loções tônicas agem na limpeza profunda da pele, retirando os resíduos de maquiagem, impurezas que se acumulam nos poros e preparam a pele para receber a hidratação".

É importante também proteger a pele dos lábios. Bianca Guaraldi sugere que no inverno o uso de hidratantes labiais com fator de proteção solar seja frequente, para evitar rachaduras e outras fissuras. Também vale investir em esfoliação labial para garantir que a pele dos lábios fique macia e lisinha , combinando com uma pele de bebê no rosto .

Cuidado com o sol!

Muito se fala em proteger a pele dos raios solares no verão ; mas e no inverno? É possível reduzir a potência do filtro solar na temporada do frio? As dermatologistas respondem: "no inverno observa-se menor irradiância dos raios UVB (responsáveis por gerar queimaduras solares) mas a irradiação UVA, que causa o envelhecimento da pele não se altera nesse período, portanto o uso de filtro solares com FPS 20 ou com fatores mais elevados são recomendados em qualquer época do ano".

Matéria publicada em 12 de Fevereiro de 2021, por Webedia.

Saiba qual a rotina de cuidados ideal para a sua pele

Pular os slider: Protetor solar facial

Proteja seu rosto do sol com a linha

Solar Expertise Facial