A tonalidade preta pode ser desafiadora para as mulheres que gostam dos fios escuros. Poucas podem se jogar na cor sem ficar com um pé atrás sobre o resultado final. Para as agraciadas com a possibilidade de ter um tom tão marcante nos fios, existem duas opções: o preto natural ou a versão azulada. Apesar do nome, o segredo dessa tonalidade é o reflexo cinza, que segundo a númeração das colorações, é representado pelo número "1" depois do ponto, como na coloração 2.10 (preto azulado). Essa nunce ajuda ao fio a refletir mais luz e dar a impressão de ser mais brilhoso e sedoso, principalmente no sol.
Para o visagista Philip Hallawell, o tom deve ser analisado com cautela pelas mulheres que querem adotar os fios negros. "O preto é uma cor muito densa, que dá um ar de peso, segurança e sobriedade ao visual. Antes de pintar o cabelo, a mulher precisa saber o que ela pretende expressar por meio de sua imagem. É preciso pensar em como esta mudança de cor vai mudar seu senso de identidade. Se ela tiver um estilo de vida bem leve e alegre, por exemplo, o preto não irá combinar", lembrou. É por conta deste estilo sério que muitas mulheres acreditam que cabelo preto "envelhece".
Preto x preto azulado: como escolher
Tanto a cor natural como a com reflexo precisam de cuidados porque o grande destaque das cores escuras é o brilho que fica nos fios, e que é difícil de reproduzir se o cabelo estiver danificado. Com lavagens, os fios pretos também ficam opacos e precisam de shampoos e condicionadores que potencializem o efeito espelhado. Cabelos brilhosos parecem mais saudáveis e com mais vida.
A principal diferença entre o preto natural e o azulado é o reflexo dos fios. O preto azulado tem nuances acinzentadas, o que deixa a cor fria, enquanto no preto natural, os fios têm os reflexos naturais de sua dona. Isso significa que cabelos que costumavam desbotar para tons vermelhos, por exemplo, com o preto natural ficarão avermelhados com o passar das semanas, enquanto que com o azulado, o reflexo cinza tenderá a anular o vermelho e manterá a cor por mais algum tempo.
Também é preciso conhecer um pouco sobre a númeração das tintas e levar em conta que quem tem fios brancos precisa ser cautelosa com a escolha do preto azulado, já que colorações com nuances não funcionam bem em cabelos grisalhos. Neste caso, é preciso misturá-las com tintas bases terminadas em "0", como o 2.0, do preto natural. A proporção de tinta e coloração dependerá do número de fios, quando mais grisalhos, mais perto de 50% e 50% essa mistura deve ser.
Cabelos pretos são inspiração para as celebridades
Apesar da cor difícil, ela também é uma das preferidas das celebridades. A tonalidade foi a escohida de celebridades do passado como Elizabeth Taylor e Louise Brooks e também ganhou adeptas atuais como a cantora Katy Perry, Dita Von Teese e Megan Fox. A cor realça os traços além de mostrar controle e poder e pode potencializar a beleza dos seus fios.
Matéria publicada em 12 de abril de 2021, por Webedia.