Protetor térmico para o cabelo: veja porque usar o produto e seus benefícios para o cabelo

O protetor térmico é indispensável na rotina de cuidados com o cabelo, principalmente se você é adepta de secador, chapinha ou difusor. As ferramentas podem deixar os fios ressecados e quebradiços e é justamente aí que entra o produto: reduzindo os danos do calor para a fibra capilar. Além disso, independente da versão escolhida, o protetor térmico também traz uma série de benefícios para as madeixas. Descubra mais sobre os usos e vantagens desse produto!

Produto cria camada protetora ao redor da fibra capilar e reduz danos do calor

O cabelo é extremamente sensível ao calor - ou seja, o uso constante de chapinha, secador e difusor, mesmo com pouco tempo de exposição, pode ser prejudicial. Os fios ficam mais frágeis, ressecados e até mesmo desbotados. O protetor térmico é o produto ideal para evitar as pontas duplas e outros danos causados: ele cria uma camada protetora ao redor da fibra capilar, selando a cutícula e evitando que os fios fiquem desidratados. O resultado é um cabelo mais hidratado, brilhoso e bem cuidado!

Protetor térmico deve ser aquecido nas mãos e aplicado no comprimento do cabelo

Para garantir todos os benefícios do protetor térmico para o cabelo, não aplique o produto diretamente sobre os fios. O truque é aquecê-lo na palma das mãos, justamente para ativar seus componentes. Depois, com o cabelo ainda úmido, distribua o protetor ao longo do comprimento, dando uma atenção extra às pontas - elas costumam ser as principais vítimas do ressecamento. Depois, é só finalizar com sua ferramenta de calor favorita!

Veja os benefícios de usar o protetor térmico no cabelo antes das ferramentas de calor

Já está considerando incluir um protetor térmico na hora de arrumar os fios? Além de evitar os danos causados pelo calor excessivo - o produto costuma combinar alguns outros benefícios em sua fórmula. E mais: como é superimportante para manter os fios saudáveis, muitos leave-ins e finalizadores passaram a incluir a proteção térmica em suas funções! Para te convencer, listamos alguns benefícios do produto para seu cabelo:

1. Deixa os fios mais hidratados

O protetor térmico cria uma camada ao redor da fibra capilar, selando suas cutículas. Ao fazer isso, ele evita que os fios percam água depois da exposição às altas temperaturas - ou seja, ajuda a mantê-los hidratados e macios. Muitos protetores, inclusive, possuem silicones na fórmula justamente para evitar a perda hídrica.

2. Pode reduzir o frizz e as pontas duplas

Como sela as cutículas do cabelo, o protetor térmico também reduz o frizz e o aparecimento de pontas duplas - supercomuns para quem está acostumada com secador, chapinha ou difusor, certo?

3. Traz um brilho intenso para o cabelo

O poder do protetor térmico de selar as cutículas e manter a hidratação do cabelo traz outra vantagem: deixar o cabelo ainda mais brilhoso. Selado e alinhado, o cabelo consegue refletir melhor a luz e ganha um brilho intenso.

4. Facilita e aumenta a duração da escovação e da chapinha

Como deixa o cabelo mais macio, o protetor térmico também facilita o uso do secador e da chapinha, o que pode reduzir o tempo de exposição ao calor e, assim, os danos que eles causam aos fios. Além disso, por fechar as escamas da fibra capilar, o protetor também prolonga a duração do efeito liso!

5. Pode ser usado por todos os tipos de fios

As donas de todos os tipos de cabelo podem investir em um protetor térmico. Para que não pese nos fios, é importante escolher uma fórmula que mais combine com seu cabelo. Versões em spray ou líquidas são ideais para cabelos mais finos, enquanto as madeixas mais grossas podem apostar em versões em creme, que costumam ser mais nutritivas. As cacheadas, que costumam sofrer com o ressecamento dos fios podem investir nos protetores térmicos cremosos ou em sérum. A dica é procurar por um que, além de controlar o frizz, defina os cachos!

 

Matéria publicada em 04 de março 2021, por Webedia.