Quanto tempo o descolorante pode ficar no cabelo? Veja dicas de como usar o produto para clarear os fios

Clarear os cabelos é um desejo de muitas mulheres, já que as tonalidades mais comuns entre as brasileiras são escuras. Nessa hora, pode ser preciso usar um descolorante para clarear os fios antes de usar a cor pretendida. O processo é muito comum, mas muitas pessoas têm algumas dúvidas - por exemplo: quanto tempo o descolorante deve ficar no cabelo?

Como a descoloração pode agredir muito o cabelo se não for feita da forma certa, é importante saber como fazer e quanto tempo deixar o produto agir. Então, se você pretende clarear os fios, vem conferir algumas dicas para não errar na hora de ficar loira.

Pular os slider: Colorvive

Cuide da cor dos seus cabelos com

Elseve Colorvive

Saiba qual é o papel do descolorante na hora de clarear o cabelo

Quando você tem o cabelo com uma cor base escura, como o castanho e o preto, e deseja ficar loira, não basta aplicar a coloração. Isso porque os tons de loiro são mais claros e não vão aparecer nos fios escuros. Então é preciso retirar a pigmentação natural - ou seja, a cor - para depois usar a coloração que você quer atingir.

Mas não basta usar o descolorante puro, sabia? Ele precisa ser misturado com a água oxigenada, que abre as cutículas dos fios e permite que o descolorante atue, clareando-os.

Quanto tempo o descolorante deve ficar nos cabelos?

O descolorante demora um tempinho para agir e despigmentar os seus fios, por isso é importante aguardar até que o produto faça efeito. Mas ele também tem um tempo limite que deve ser respeitado. Em média, o pó descolorante deve ficar 30 minutos no cabelo, mas isso pode variar de acordo com cada cabelo, já que a cor natural, a grossura do fio e procedimentos químicos podem interferir no clareamento. 

Como esse tempo também pode variar de acordo com o produto usado, o ideal é ler as instruções da embalagem e respeitar o tempo indicado. E nem adianta esperar mais tempo, porque o cabelo não vai clarear muito mais e ainda corre o risco de ficar danificado.

Aprenda a escolher a água oxigenada mais adequada para você

Se o seu objetivo é atingir tons mais claros, talvez seja preciso mudar a água oxigenada usada. Ela pode ter 10, 20 ou 30 volumes e quanto maior o número, maior o poder de clareamento dela. Tenha em mente que mesmo a água oxigenada de 30 volumes não será capaz de clarear mais que três tons.

Invista em uma rotina de tratamentos após a descoloração

Como o processo de clareamento danifica o cabelo, é importante adotar uma rotina de cuidados que recupere e fortaleça os fios. Mesmo cabelos saudáveis podem ficar ressecados e frágeis depois de uma descoloração, então é fundamental ficar atenta aos tratamentos mais indicados para você.

Logo após a coloração é uma boa ideia fazer uma hidratação potente e, a cada duas semanas, investir em uma reconstrução capilar até que os fios recuperem a massa e a força.

Matéria publicada em 26 de março 2021, por Webedia.

Pular os slider: Coloracao

Conheça os produtos

Linha de coloração L'Oréal Paris