O sérum facial veio para ficar. Mas por se tratar de uma novidade no mercado de skincare brasileiro, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como utilizar o produto e qual o melhor horário, de dia ou à noite, para aplicá-lo na pele. Dúvidas como essa também são muito comuns para quem está entrando no mundo do skincare agora e quer saber como cuidar da pele corretamente.
A resposta é bem mais simples do que parece, mas antes é preciso entender que o sérum é um produto que funciona como um condutor de ativos para a pele. Isso quer dizer que o que vai determinar o melhor horário para incluir o produto na sua rotina de skincare são ativos presentes no seu sérum facial.
Um sérum para o rosto com ativos fotossensibilizantes não é recomendado para uso diurno, enquanto um sérum hidratante, com ativos que não irritam a pele ao ter contato com o sol, são indicados para uso durante o dia. Começou a ficar mais claro? Então vamos lá!
SÉRUM FACIAL COM ÁCIDO HIALURÔNICO E OUTROS ATIVOS NÃO FOTOSSENSÍVEIS PODEM SER USADOS DURANTE O DIA
Na rotina de skincare diurna, os passos mais importantes costumam ser a limpeza, a hidratação e a proteção solar - mas isso pode variar de acordo com as necessidades da sua pele. Para hidratar a pele durante o dia, a dica é apostar em um sérum hidratante com ativos não fotossensibilizantes, como o sérum com ácido hialurônico. Apesar do nome, esse ácido não irrita a pele quando entra em contato com a luz solar, o que faz dele um ativo seguro para ser utilizado em qualquer momento do dia. A principal razão para isso é o fato de que o ácido hialurônico é naturalmente produzido pelo corpo, sendo o responsável por estimular a produção de colágeno, o que também faz dele um ativo seguro para todos os tipos de pele. No entanto, com o passar dos anos, a sua produção natural é reduzida pelo organismo, fazendo com que seja necessário repor ácido hialurônico por meio de cosméticos.
Mas o fato desse ativo não ser fotossensibilizante não quer dizer que você pode pular o protetor solar - proteger a pele contra os raios UV é importante independente dos produtos de tratamento utilizados. Esse inclusive é mais um dos benefícios de usar um sérum hialurônico pela manhã: esse ativo é compatível com protetores solares e com muitos outros, já que se trata de um hidratante responsável por reter água, deixar a pele mais viçosa e prevenir o surgimento de rugas e linhas de expressão.
Além do sérum facial hialurônico, séruns com ativos como a vitamina C - que também não é fotossensível e é conhecida por ser um poderoso antioxidante - também podem ser utilizados na rotina de skincare diurna, em combinação com ácido hialurônico e com o protetor solar.
SÉRUM PARA O ROSTO COM OUTROS TIPOS DE ÁCIDO E RETINÓICOS DEVE SER UTILIZADO DURANTE A NOITE
À noite é o momento em que a rotina de skincare fica mais elaborada e conta com mais passos, como cremes ou séruns anti-idade e cremes para a área dos olhos. Muitos produtos anti-idade contam com retinóicos (a famosa vitamina A), que promovem a renovação celular para prevenir ou atenuar sinais de envelhecimento. Devido a essa poderosa ação esfoliante, o sérum facial que conte com esse tipo de ativo deve ser utilizado na rotina noturna, evitando que o contato com o sol sensibilize a pele.
Ácidos como o ácido glicólico e o ácido lático também devem ser incluídos na rotina noturna. Diferentemente do sérum hialurônico, esses ativos não reagem bem com protetor solar e também deixam a pele exposta, devido a ação esfoliante, por isso utilizá-los a noite é a forma mais adequada.
QUAL SÉRUM FACIAL POSSO APLICAR DE DIA E À NOITE?
Se você é daquelas que amam um produto multifuncional e que possam ser utilizados de dia e à noite, a dica é investir no sérum com ácido hialurônico. Esse sérum hidratante é indicado para todos os tipos de pele e pode ser utilizado tanto de dia quanto à noite já que a hidratação da pele é importante em todas as etapas do skincare.
Se a sua preocupação for a prevenção de linhas finas e rugas, o sérum hialurônico atua no preenchimento da pele e o seu alto poder de hidratação pode auxiliar no desempenho de outros produtos.
Quanto à ordem de aplicação, o sérum facial deve ser aplicado sempre após a limpeza da pele e antes de produtos cremosos, devido a sua textura gel aquosa de rápida absorção. Durante o dia: limpeza > sérum facial hidratante > protetor solar. Durante a noite: limpeza > sérum hidratante > cremes anti-idade > creme para a área dos olhos.
Matéria publicada em 14 de abril de 2021, por Webedia.