Técnica" Flamboyage": tendência de coloração oferece resultado natural para iluminar os cabelos

Reflexos, mechas e luzes são nomes bem conhecidos no universo de coloração de cabelos, mas uma nova técnica promete ser a tendência de 2017: a técnica "flamboyage"! O novo método consiste em colorir os fios usando o plástico transparente no lugar do papel alumínio e pode ser feita em todos os tamanhos e texturas! Para quem quer ficar por dentro do método e busca inspiração para dar um "up" no visual no início do ano, o colorista Ale Crema explicou tudo sobre a novidade do momento! Confira!

O que é a técnica de coloração "flamboyage"

A técnica "flamboyage" é o método de coloração indicado para quem quer mudar a cor das madeixas investindo em reflexos para um resultado mais natural. Ale explica que o uso de papel transparente para a realização da técnica torna o procedimento democrático e possível de realizar em qualquer tipo de cabelo. "A principal característica da flamboyage é o uso do plástico transparente ao invés do papel metálico porque dessa forma é possível verificar automaticamente as mudanças nos tons de cabelo e  investir em diversas nuances de cores" afirma.

O cabelereiro explica que uma das vantagens do procedimento é que ele possibilita maior controle dos fios em que será aplicada a tinta. "Isso não é possível em outras técnicas, por exemplo, como na balaiagem em fios curtos, pois é um procedimento à mão livre e as madeixas podem ficar com o aspecto de 'tigrinho'. Por isso, o plástico é melhor, já que permite marcar e evidenciar as mechas", aponta o colorista.

Descubra o melhor tipo de "flamboyage" para cada cabelo

Ale crema destaca que a "flamboyage" pode ser aplicada de várias maneiras, o que diferencia a forma como ela vai ser utilizada são aspectos como tamanho e textura dos cabelos. "Essa técnica é permitida em todos os tipos e texturas de cabelos, no entanto, nos fios mais finos, sendo eles cacheados ou lisos, o recomendável é investir em mechas médias para que o reflexo apareça quando as madeixas estiverem soltas e não fique parecendo uma simples tintura. Já para que tem os fios médios e grossos, vale a pena fazer as mechas mais finas", explica o profissional.

Sobre os tons de reflexo para cada cor de cabelo, o profissional também dá dicas. "Para as morenas que desejam investir na "flamboyage", eu recomendo apostar em reflexos em tons de mel para criar um visual bem iluminado e solar. As mulheres que têm madeixas em tom castanho claro ou loiro, podem investir em reflexos brancos, ao estilo platinado. A minha regra é sempre pensar em opções de "tons sobre tons" para uma produção bem elaborada", aponta Ale.

Saiba quais os cuidados devem ser tomados com os fios antes e após a "flamboyage"

A saúde dos fios é muito importante tanto antes como depois de qualquer procedimento químico. Por isso, Ale Crema falou sobre dicas importantíssimas para manter os cabelos cheios de vida após a flamboyage. "É importante verificar se o fio está resistente e hidratado antes de fazer o procedimento. Caso não esteja, são recomendadas algumas seções de hidratação e reconstrução para assegurar a saúde das madeixas" conta ele.

O especialista revela que outro cuidado que se deve ter é não deixar de hidratar. Após a coloração esta se torna uma etapa ainda mais importante nos tratamentos capilares. "O depois é muito importante também, porque como o procedimento é feito através do plástico transparente, esse material deixa as madeixas mais ressecadas e por isso o cabelo deve passar por seções de hidratação profunda, selagem ou cauterização para garantir o brilho e o aspecto saudável", conclui.

Matéria publicada em 25 de Março de 2021, por Webedia.