Tendência: corte de cabelo "pageboy" voltou repaginado

Originado na década de 1950, o corte chamado "pageboy", de cabelos projetados para frente, com comprimento curto ou médio e franja reta , foi resgatado recentemente como tendência. Inspirado nos pajens ingleses, caiu no gosto popular quando começou a ser usado pelas atrizes da época. Muito semelhante ao tradicional "chanel" da década de 1920, o estilo é um pouco mais arredondado e polido. Alguns cabeleireiros acreditam que o corte possa fazer referência ao modelo pin up usado por Bettie Page, exceto pelo comprimento da modelo fetichista ser mais alongado. A verdade é que o estilo mostra uma combinação de influências e uma sensualidade jovial.

Na década de 1920, a atriz Louise Brooks já usava um tipo de corte semelhante, conhecido como "à la garçonne" e eternizado pelo filme "A Caixa de Pandora". Já nos anos 1970, o "pajem" evoluiu para um formato semelhante ao de tigela com pontas alongadas.

Inspiração para editoriais e filmes

A versão atual utiliza elementos futuristas, como assimetrias, franja mais pesada e cores inusitadas, como a peruca platinada usada pela modelo Abbey Lee Kershaw, na campanha de verão da grife italiana Versace, em 2011. Já na coleção de primavera 2014 da marca brasileira Mabel Magalhães, a modelo lituânia Dovile Virsilaite aparece com o corte mais despojado e irregular, sem o ar arrumadinho da década de 1950.

Nos cinema, Cate Blanchett usou uma releitura do corte em "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal", longametragem criado nos anos 1930. Em 2001, o look ganhou nova roupagem e virou referência. O corte ficou famoso pela personagem Amélie Poulain, de Audrey Tautou, uma característica marcante da francesinha criativa. Natalie Portman é outra famosa que usou o chanel arredondado atualizado, em "Closer - Perto Demais", ao natural e com uma peruca rosa de fios mais longos, parecido com um chanel.

Pageboy é aposta das famosas

Apesar do long bob e do chanel descontruído, serem os cortes em alta atualmente entre as celebridades, a cantora Hayley Williams compareceu ao Teen Choice Awards com os cabelos no estilo "pageboy". As madeixas cor de abóbora exibem agora um comprimento na altura das maçãs do rosto, com fios retos e polidos, além da franja alguns centímetros acima da sobrancelha.

Na novela "Passione" (2010), a atriz Mayana Moura, usou o "pageboy" literal para interpretar uma mulher ligada à moda e às novas tendências. Ainda na televisão, Vanessa Giácomo deu vida à Malvina na minissérie "Gabriela" da Rede Globo, com um visual parecido visual.

Matéria publicada em 08 de abril de 2021, por Webedia.