Tratamento noturno: confira dicas de cuidados e estilização para fazer nos cabelos na hora de dormir!

Hidratações e nutrições semanais devem fazer parte da rotina de toda mulher que quer exibir cabelos bonitos e bem tratados. No entanto, com trabalho, faculdade e demais compromissos do dia a dia, nem todas têm tempo de acordar muito cedo ou dormir mais tarde para fazer o tratamento nos fios. Mas você sabia que existem alguns cuidados para tratar os fios na hora do sono? Confira!

Umectação e máscaras específicas são opções para tratar o cabelo na hora de dormir 

Facilitar a vida de quem tem o dia a dia corrido não é a única vantagem dos tratamentos noturnos: o período da noite conta com um aumento da renovação celular, o que faz com que haja uma maior nutrição nos fios.  

Mas engana-se quem pensa que as máscaras tradicionais podem ser usadas nessa função. Como elas só podem ficar no cabelo por um determinado período, deixá-las durante toda a noite pode acabar causando um efeito rebote ao invés de tratar. Por isso, para reparar e nutrir os fios da maneira correta, aposte em máscaras que tenham fórmulas específicas para os cuidados noturnos. 

Já para quem procura um tratamento mais profundo, a melhor opção é a umectação capilar. Aplicando óleo em todo o cabelo, ela consegue nutrir a fibra capilar e eliminar as pontas ressecadas, a aparência opaca, o frizz e as pontas duplas - além de também ajudar a acelerar o crescimento quando é aliada à massagem no couro cabeludo.

Como fazer a umectação noturna?

1 - Comece com o cabelo seco e divida-o em seções. Como as cutículas não precisam estar abertas para que a umectação penetre na fibra capilar, eles não precisam estar limpos; 

2 - Aplique o óleo da raiz às pontas, enluvando cada uma delas com bastante cuidado;

3 - Enrole um tecido ou uma camisa velha no cabelo para dormir tranquilamente; 

4 - Na manhã seguinte, faça o método UCPE - umectar, condicionar, pausar e esperar - para facilitar a retirada. É simples: ainda sem enxaguar o óleo, aplique condicionador da raiz às pontas do cabelo e deixe-o agindo por alguns minutos;

5 - Feito isso, é hora de enxaguar! Para conservar o brilho e o aspecto sedoso da umectação, a dica é não usar o shampoo e fazer a retirada apenas com condicionador e bastante água. 

Estilização e forma de prender podem facilitar a finalização do cabelo na manhã seguinte 

Quando não for noite de tratamento, as mulheres com rotina agitada também podem aproveitar o momento do sono para deixar o cabelo pré-arrumado para a manhã seguinte. Para as donas de cabelos lisos e ondulados, por exemplo, uma boa dica é desembaraçar as madeixas, aplicar um pouco de leave-in no comprimento e fazer uma trança ou um coque frouxo. O resultado é uma ondulação despojada nas pontas, que já te deixa praticamente pronta para o trabalho ou aula - basta ajeitar os fios com os próprios dedos e, no máximo, aplicar um pouco de óleo anti-frizz.  

Já para quem tem cabelo cacheado ou crespo, a recomendação é um pouco diferente: para manter as ondas intactas na hora de dormir, experimente prender os fios no alto da cabeça com um coque-abacaxi, usando um elástico bem frouxo para evitar marcas. Mas, atenção: para garantir que o truque realmente funcione, na finalização que for feita no dia da lavagem, prefira cremes de pentear que ajudem a modelar os cachos e ajudem a aumentar a definição. 

Matéria publicada em 25 de março de 2021, por Webedia.