Vitamina C: saiba quais são os alimentos que ajudam na beleza e rejuvenescimento da pele

Contar com a vitamina C como aliada para a saúde da pele é uma aposta certa: presente como ativo nas fórmulas de cremes anti-idade, esse nutriente é capaz de combater os radicais livres que destroem as ligações de colágeno e, assim, renovam a elasticidade e aspecto viçoso no rosto - principal objetivo de quem luta com as rugas e sinais do tempo.

De qualquer maneira, é sempre válido fazer o reforço desse ativo no organismo por meio da alimentação balanceada e rica em frutas e legumes que contenham a substância. Dessa forma, intensificar sua presença em prol de uma cútis saudável e rejuvenescida pode ser uma experiência agradável ao paladar e, ao mesmo tempo, proveitosa para todo o corpo. Confira a lista com alguns alimentos para inserir na dieta e aproveite!

1

Laranja contém vitamina C nos gominhos

 

Essa fruta talvez seja o primeiro alimento associado quando o assunto é uma fonte natural da vitamina C - e isso tem um motivo: a laranja apresenta uma grande concentração desse nutriente em seus gominhos e, por isso, pode ser inserida na alimentação sem medo, seja por meio do seu consumo normal ou em forma de suco concentrado.

$name
2

Casca do limão concentra maior quantidade da vitamina

 

Assim como a laranja, o limão é um exemplo de fruta cítrica bastante famosa e capaz de fornecer uma quantidade considerável da vitamina C. No entanto, é importante lembrar que a maior concentração desse nutriente está na casca da fruta, por isso, o ideal é fazer o suco no estilo limonada suíça, batendo todas as partes do limão no liquidificador com um pouco de água e açúcar - caso queira, para equilibrar o gosto naturalmente azedo. 

$name
3

Morango é a fruta ideal para as estações frias

 

Ainda nas opções doces, o morango é outra fruta capaz de suprir uma parte da necessidade dessa vitamina no organismo. Mais comum nas temporadas mais frias, essa fruta pode ser consumida da mesma maneira que a laranja e o limão, ajudando ainda mais a saúde por apresentar antioxidantes que facilitam o combate aos radicais livres.

$name
4

Brócolis também é ótima fonte de fibra e vitamina C

 

O vegetal de baixa caloria e aparência que imita uma pequena árvore pode não ser o preferido das crianças, mas é, sem dúvidas, uma ótima fonte de fibra e vitamina C na dieta. Para renovar a aparência da pele e estimular o processo de cicatrização no corpo, vale a pena investir no preparo desse alimento de formas variadas como à vapor ou misturado ao arroz, por exemplo, e inseri-lo no almoço e jantar.

$name
5

Pimentão amarelo é outra fonte de vitamina C

 

Que tal dar um toque de cor nos pratos e saladas? O pimentão amarelo, além de uma alternativa colorida e divertida para variar o visual das refeições, é também um meio de inserir mais da vitamina C na alimentação diária e, de quebra, combater a gripe, problemas cardiovasculares e até mesmo o câncer enquanto melhora a elasticidade da pele

$name
6

Tomate é opção para colocar o consumo diário da vitamina nas refeições principais

 

Um clássico acompanhamento de folhas nas saladas, o tomate também é um aliado bastante conhecido quando o assunto é vitamina C. Esse fruto apresenta níveis satisfatórios do nutriente em sua composição e, por isso, é uma forma eficiente de colocar o consumo diário da vitamina nas refeições principais, e até mesmo nos lanches quando usado em sanduíches e outros pratos mais rápidos.

Matéria publicada em 31 de maio 2021, por Webedia.