10 coisas sobre sua beleza que você só descobre depois que passa dos 30 anos

Chegou aos 30 anos ou até já passou um pouquinho dessa idade? Então, com certeza deve ter percebido que a preocupação com a beleza é diferente de quando você tinha 20 anos! É claro que os cuidados com a pele e com o cabelo podem - e devem! - continuar em dia, mas há coisas que você só descobre aos 30. Aí, as preocupações de beleza tornam-se outras: como disfarçar os fios brancos, como fugir das linhas de expressão... Confira 10 delas!  

1. Que remover a maquiagem na noite anterior pode fazer mal à pele

Se você dormir de maquiagem, já sabe que a pele não vai acordar tão bonita e macia como antigamente. Remover os produtos antes de dormir é essencial em qualquer idade, mas aos 30, pode afetar a textura e provocar o envelhecimento da pele. É que nessa idade a pele é mais ressecada do que uma pele jovem e responde muito menos às agressões externas. Por isso, para evitar poros entupidos, oleosidade em excesso e olheiras indesejadas, remova a maquiagem todos os dias, assim que chegar em casa!

2. Que você pode disfarçar os fios brancos sem estresse

Aos 30, a preocupação com os fios brancos já começa a surgir. E quando você decide que já é a hora de disfarçá-los, descobre que as opções vão muito além das colorações permanentes - e que você pode, sim, colorir os fios brancos sem se estressar ou se preocupar demais com retoques. É que além dos tonalizantes e das colorações semi-permanentes, que são mais leves por não conter amônia, hoje já existem sprays para cobrir raízes brancas, que são instantâneos e de várias cores para disfarçar os fios grisalhos até a próxima lavagem.

3. Que não dá para deixar o protetor solar para depois

Um dos itens de proteção mais importantes para a pele passa a ser indispensável para você: o filtro solar. Além de proteger a pele das queimaduras e manchas de sol, você descobre que o filtro também protege a pele do envelhecimento precoce, ou seja, das rugas e das linhas de expressão. Assim, você se dá conta que viver com ele todos os dias nem é tão complicado assim, e que já existem fórmulas que não deixam a pele do seu rosto pegajosa.

4. Que o creme anti-rugas pode virar seu melhor amigo

Aos 30, você também percebe que hidratar a pele antes de dormir não é um bicho de 7 cabeças, já que ela vai ficando mais ressecada aos pouquinhos! Se durante os 20 anos a preocupação em aumentar a oleosidade da pele te impedia de hidratar o rosto - o que é um mito, porque a pele oleosa também precisa ser hidratada - aos 30 anos você faz questão de ter seu creme hidratante ou anti-envelhecimento para o rosto, completo com componentes que deixam sua pele mais luminosa, macia e protegida.

5. Que fazer um corte de cabelo não é um choque tão grande

Se você foi do time de mulheres que tinha medo em cortar o cabelo quando mais jovem, deve ter descoberto que fica muito mais fácil mudar e apostar em visuais novos. A maturidade ajuda um pouquinho nesse quesito: você percebe que cabelos médios e curtos podem cair bem e que se não agradarem, não tem problema - eles crescem de novo! 

6. Você começa a adorar os produtos multifuncionais porque eles salvam os dias de correria

Se a vida fica mais corrida depois dos 30, você começa a descobrir que os produtos multifuncionais ou de ação imediata vão salvar o seu dia - e a sua pele! Ampolas de cabelo que garantem um mega brilho em poucos minutinhos ou máscaras de argila que renovam e tratam as imperfeições da pele em menos de 10 minutos tornam-se suas verdadeiras aliadas nos tratamentos caseiros.

7. Que simples exercícios físicos podem melhorar até a textura da pele

É normal que ao longo do tempo, o metabolismo do corpo desacelere aos pouquinhos. E então você passa a descobrir que fazer exercícios pode não ser tão monótono assim e que as atividades físicas vão te deixar com muito mais energia e até mesmo melhorar a aparência da pele: é que eles liberam as toxinas e estimulam a produção de serotonina, substância responsável pelo bom humor e qualidade do sono, o que faz com que a pele fique menos flácida e também menos oleosa.

8. Que outras partes do corpo também merecem cuidados

Ao começar a cuidar da pele, é normal focar apenas no rosto, mas você descobre que o pescoço, o colo e as mãos também possuem uma pele sensível e que pode ficar com aparência envelhecida mais rápido do que outras parte do corpo, se não houver cuidado. O creme para mãos começa a fazer parte da sua rotina no dia a dia, e você passa a aplicar o seu creme anti-envelhecimento no pescoço e no colo também.

9. Que o seu cabelo passa a ter uma textura diferente

Depois dos 30 anos, você também descobre que algumas mudanças podem acontecer com seu cabelo: eles podem perder massa e ficar mais finos e sem movimento ou podem ficar mais ressecados, por causa da perda de melanina e o aparecimento de fios brancos. Mas nada como bons cremes de hidratação ou reconstrução que ajudam na melhora dos fios, ou um corte em camadas que garante mais movimento e balanço aos cabelos finos! 

10. Que comer alimentos saudáveis não é tão traumático assim

Se você foi daquelas que comia de tudo na adolescência ou na fase dos 20 anos e achava impossível parar de comer doces, frituras ou diminuir bebidas álcoolicas, também pode descobrir que depois dos 30, o metabolismo diminui e alguns alimentos podem aumentar o colesterol ou contribuir para a oleosidade da pele. Com mais maturidade, você passa a entender que comer bem não é sinônimo de esforço, mas sim, de bem-estar para o corpo.

 

Matéria publicada em 03 de março 2021, por Webedia.