5 dicas que vão mudar a rotina de quem tem cabelos finos, da lavagem ao creme para pentear

$name

Quem tem os cabelos finos e ralos precisa seguir uma série de cuidados para que os fios ganhem um aspecto encorpado e volumoso. Apesar dessa característica dos fios não significar que eles estejam danificados, há alguns cuidados necessários para que o cabelo não fique ainda mais fino e até mesmo fragilizado. Com algumas mudanças na sua rotina de cuidados capilares, desde a escolha dos produtos até a finalização, fica muito fácil preservar a saúde do cabelo fino. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para te ajudar. Confira!
$name
1

Aposte em shampoos com fórmulas leves e menos adstringentes

O primeiro cuidado com o cabelo fino está na limpeza dos fios. É muito importante escolher um produto adequado para seu tipo de cabelo, e a dica é procurar produtos de fórmulas leves e que previnam a quebra dos fios. Na hora do banho, faça a aplicação do shampoo apenas na região do couro cabeludo e massageie a região. Lembre-se de lavar o cabelo com água morna ou fria, pois temperaturas quentes tendem a fragilizar o fio. Para potencializar e prolongar a durabilidade dos resultados do shampoo, opte por terminar a limpeza com um condicionador da mesma linha.

Quer uma dica? O Shampoo Preenchedor Elseve Hidra Hialurônico é a escolha ideal para as mulheres que têm cabelo fino. Além de limpar profundamente os fios da raiz às pontas, ele é enriquecido com ácido hialurônico, que tem uma ação preenchedora que retém a água na fibra capilar por mais tempo!

$name
2

Faça uma hidratação no cabelo fino com cremes de tratamento de textura leve

A hidratação de cabelo faz parte da rotina de todos os tipos de fios, inclusive do cabelo fino. É através dos cremes de tratamento que o fio de espessura fina irá recuperar seu aspecto brilhante e macio, além de repor a água e os nutrientes perdidos devido a agressões externas, como sol e poluição. A dica para esse tratamento é escolher uma máscara leve para que as madeixas não fiquem com aspecto pesado. E, diferente do shampoo, esse produto deve ser aplicado somente no comprimento e nas pontas do cabelo. Não se esqueça de respeitar o tempo indicado na embalagem e enxaguar bem os fios com água morna ou fria para remover todo o produto.

$name
3

Troque a toalha tradicional por uma toalha de algodão para secar o cabelo fino

Para evitar a quebra dos fios e não comprometer a saúde capilar, o ideal é enxugar os fios com uma toalha de algodão, além de evitar esfregar a toalha na hora de secar o cabelo, pois a fricção pode contribuir para o surgimento de frizz. A dica é apertar as madeixas de baixo para cima, secando das pontas em direção à raiz. Se preferir usar ferramentas de calor, como secador e chapinha, também é necessário tomar alguns cuidados, como aplicar um protetor térmico nos fios antes e respeitar uma distância de pelo menos 15 cm do cabelo, pois a alta temperatura dessas ferramentas tende a fragilizar ainda mais o cabelo fino.

$name
4

Você pode apostar nos óleos capilares sem medo de deixar o cabelo fino pesado

Ao contrário do que muitas mulheres de cabelo fino acreditam, os óleos capilares podem ser usados para a finalização desse tipo de fio. No entanto, também é importante buscar óleos de fórmulas leves, não exagerar na quantidade de produto aplicado e aplicar apenas no comprimento e nas pontas, para evitar deixar a raiz pesada. Você pode aplicar o óleo tanto no cabelo úmido como nos fios secos.

$name
5

Tome cuidado na hora de desembaraçar para evitar a quebra do fio fino

Devido a fragilidade do cabelo fino, é essencial ter atenção na hora de penteá-lo para evitar a quebra do fio e outros possíveis danos durante o procedimento. Para desembaraçar, opte por um pente de madeira com os dentes largos. Já para o creme de pentear, não é necessário aplicar uma grande quantidade para garantir a leveza dos fios. Nossa sugestão é o Creme Preenchedor Elseve Hidra Hialurônico, que vai selar a cutícula do fio e evitar o surgimento de pontas duplas, além de garantir madeixas brilhantes e sem um aspecto pesado.

Matéria publicada em 17 de junho de 2021, por Webedia.