Argila branca, verde e preta: dermatologista explica benefícios e como usar?

A argila ganha bastante destaque quando falamos sobre cuidado com a pele, isso porque a argila é bastante utilizada em tratamentos mais intensos em que exigem resultados instantâneos para pele além de poderem ser associados com um tratamento mais intenso de cuidados.

Diversas são as opções de argila que você pode utilizar na sua rotina de skincare, entre as mais utilizadas estão a argila verde, a argila branca e a argila preta. Com objetivo de ajudar a entender o melhor uso para cada tipo e como encaixar o uso da argila na sua rotina de skincare, a dermatologista Dra. Annelise Marmore, Médica Pós-Graduada em Dermatologia Clínica e Estética Avançada, separou algumas informações que vão te ajudar a escolher o melhor tipo de argila para a sua pele.

Quais os benefícios da argila branca e para quem ela é indicada?

A argila branca é uma das principais opções de argila quando buscamos sobre cuidados com a pele. A argila branca é uma das opções mais suaves para aplicar na pele e essa opção é bastante indicada para quem procura um tratamento clareador para manchas do rosto. Ela ainda apresenta ação hidratante e traz luminosidade para a pele.

A argila branca tem uma alta concentração de alumínio e silício. Com isso, a argila branca é mais indicada especificamente para quem procura uma ação clareadora. Ela possui o pH da nossa pele, então ela é uma boa opção para ser utilizada em peles sensíveis e delicadas. Além de quem busca uma opção para clarear as manchas do rosto, explica a dermatologista.

Saiba os benefícios da argila branca | L'Oréal Paris

Quais os benefícios da argila verde e para quem ela é indicada?

Com certeza ao procurar sobre cuidados com a pele você já se deparou com fotos clássicas das pessoas usando argila verde no rosto em um ritual de cuidados com a pele, essa é a argila mais conhecida e apresenta diversas funções para a pele e para o corpo.

A argila verde é a opção mais indicada para pessoas que apresentam pele oleosa e acneica, isso porque essa argila conta com ação de controle da oleosidade e também propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda no tratamento de cravos e espinhas. Dessa forma, junto com uma rotina de skincare constante e personalizada para a sua pele, é possível aproveitar todos esses benefícios da argila verde para garantir uma pele menos oleosa e um tratamento eficiente para os cravos e espinhas.

A argila verde possui propriedades que ajudam na redução da inflamação, tem ação secativa, adstringente, e antibacteriana. A argila é mais indicada para quem tem pele acneica e ela ajuda a controlar a oleosidade e a purificar a pele”, ressalta a dermatologista Annelise Marmore.

Quais os benefícios da argila preta e para quem ela é indicada?

Outra opção para quem busca opção de argila para a pele é a argila preta, ela é eficiente quando o assunto é purificar a pele. Por ser enriquecida com carvão, essa opção é indicada para controlar a oleosidade e remover impurezas do rosto, o que faz dessa opção a mais indicada para quem pretende fazer um detox da pele de formas simples.

A argila preta na maioria das vezes conta com carvão ativado em sua fórmula, essa é uma opção que apresenta ação purificante. Ele atua como um ímã, se ligando às toxinas que se acumulam na pele como os resíduos de poluição, restos de filtro solar e maquiagem. A argila preta também conta com ação anti-inflamatória, ajuda a deixar a pele mais luminosa e uniforme e ela também pode ser utilizada tanto em peles secas quanto em pele oleosas”, destaca a dermatologista.

Em que momento da rotina de skincare usar a argila?

Agora uma dúvida que pode surgir no momento de utilizar a argila na pele é como encaixar ela na sua rotina de skincare. O mais indicado é que a argila seja utilizada no rosto como máscaras de skincare e que ela seja utilizada duas vezes na semana.

O ideal é que você faça com uma frequência de uma, duas vezes na semana e dê preferência a utilização dela naqueles dias em que a pele estiver mais sobrecarregada, naqueles momentos em que a pele precisa de um detox mesmo”, recomenda a dermatologista Annelise Marmore.

Saiba os benefícios da argila para o rosto | L'Oréal Paris

A Dra. Annelise ainda detalha como uma rotina de skincare deve ser montada para encaixar a argila nos cuidados com a pele: “Primeiro, o que a gente tem que fazer é lavar o rosto com sabonete específico, depois você pode passar a água micelar para proporcionar uma limpeza mais eficiente e equilibrar o pH da sua pele. Após o passo de limpeza, é possível aplicar a argila e deixar ela secar, após o período indicado enxágue com água”, explica. Para retirar a argila da pele sem agredir o rosto, utilize um borrifador para ir amolecendo a argila aos poucos.

Após retirar a argila do rosto, você pode aplicar um sérum facial ou um creme específico pro seu tipo de pele, dessa forma, ele vai ter melhor absorção porque a pele já vai ter sido desobstruída. Se for de dia, finalize a rotina com o uso do protetor solar facial”, completa a dermatologista. Para todos os passos da rotina, aposte nos produtos de skincare da linha Revitalift Hialurônico, com ele você pode proporcionar todos os benefícios do ácido hialurônico para a sua rotina de cuidados com a pele.

Para o passo de limpeza, aposte no Gel de Limpeza Facial Hidratante junto com a Água Micelar Hialurônico, enquanto o passo de hidratação utilize o Sérum Facial Preenchedor que tem ação de hidratação profunda e antissinais, contando com a concentração de 1,5% de ácido hialurônico, a maior da linha de cuidados. Para proteção solar, aposte nos protetores solares da linha UV Defender para um proteção hidratante.