Cabelo ruivo acobreado: como alcançar o tom a partir de cada cor de cabelo?

$name

Alcançar o cabelo ruivo acobreado é uma tarefa que varia de acordo com a cor que seus cabelos se encontram no momento. Em alguns casos pode ser necessário fazer a descoloração das madeixas, enquanto em outros é possível fazer aplicação da tinta ruiva sem descolorir antes. Por isso, é importante conhecer algumas regrinhas básicas de coloração e onde os tons de ruivo se encontram na tabela de colorimetria em relação a cor atual do seu cabelo. Parece difícil, mas é super simples. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas de como alcançar o ruivo acobreado - um dos tons de ruivo mais desejados! - a partir de cada cor de cabelo. Confira!

Do loiro para o ruivo acobreado: aposte em um processo de coloração gradual

Mulheres de cabelos loiros que queiram atingir o ruivo acobreado têm a vantagem de o loiro ter a base mais clara que o vermelho na tabela de colorimetria. Por isso, não é necessário descolorir as madeixas para ficar com o cabelo ruivo acobreado. No entanto, se seus cabelos estiverem com um tom de loiro claríssimo, o mais indicado é fazer a transformação gradualmente. Ou seja, em vez de aplicar a tinta ruivo acobreado de uma vez, você vai escurecer os fios em alguns tons antes de ficar ruiva de vez. Isso é importante porque evita que os cabelos fiquem manchados ao receber a nova coloração.

Como alcançar o cabelo ruivo acobreado em cabelos pretos ou castanhos

Cabelos muito escuros, como o preto, o castanho escuro e o castanho médio são aqueles que vão precisar de descoloração para alcançar o ruivo acobreado. Lembra da tabela? Tons de ruivo acobreado são mais claros que os pretos e castanhos mais fechados, por isso as tintas não proporcionam o clareamento necessário para alcançar a nuance. A boa notícia é que você pode descolorir os cabelos em casa. Mas, antes de tudo, é importante que as madeixas estejam fortes e saudáveis para evitar a quebra, já que a descoloração é um processo intenso que remove nutrientes da fibra capilar. Por isso, capriche nas hidratações, nutrições e reconstruções semanas antes da transformação.

E quanto aos cabelos castanhos claros? Bem, os cabelos castanhos claro são exceção, porque se aproximam de um loiro escuro e possibilitam a mudança para o cabelo ruivo  acobreado sem descoloração. Porém lembre-se que tinta não clareia tinta, então isso só é válido para cabelos castanhos claros naturais. Quem tem as madeixas previamente tingidas vai precisar remover os pigmentos dos fios.

Do ruivo escuro para o ruivo acobreado: como alcançar a cor em cabelos vermelhos

Se você tem o cabelo ruivo escuro e quer dar uma atualizada no visual com o cabelo ruivo acobreado, também será necessário clarear os fios previamente. Como uma tinta não tem o poder de clarear a outra, a única forma de sair de um vermelho escuro para um tom mais claro é fazendo a despigmentação com decapagem. Esse procedimento é feito com produtos químicos que removem os pigmentos de coloração da fibra capilar, deixando o caminho livre para a aplicação de uma nova cor.

Diferentemente da descoloração, a decapagem só pode ser feita no salão de beleza com um cabeleireiro qualificado, pois requer produtos químicos e técnicas específicas. Em todo caso, é importante estar com os cabelos fortalecidos para passarem pelos processos químicos sem sofrer danos profundos e garantir um cabelo ruivo acobreado saudável, livre de ressecamento e com a luminosidade característica da coloração.

Matéria publicada em 24 de maio de 2021, por Webedia.