Cabelos pretos são opção para destacar a beleza de morenas e negras

Mesmo com a fixação por cabelos loiros de algumas mulheres, muitas brasileiras gostam de investir em fios pretos, principalmente as de pele mais escura, que alcançam um resultado mais natural sem o contraste dramático que as mais branquinhas sofrem. Há quem pense duas vezes antes de escolher o preto como coloração, mas o tom pode destacar (e muito!) a beleza, é só escolhê-lo de acordo com o tom de pele.

O preto para cada tom de pele

As duas opções de preto são o natural e o azulado, com diferença entre os reflexos. O preto clássico tem numeração 2.0, e reflete as nuances naturais do cabelo de quem escolhe usá-lo, enquanto que o azulado (2.10) é mais frio e ajuda a refletir a luz e dar a impressão de ser mais brilhoso e sedoso, principalmente no sol. Mas antes de mergulhar de cabeça no tom azul, preste atenção na cor da sua pele, que pode não combinar com a tonalidade: "Por ser um tom frio, o preto azulado combina mais com pessoas de pele acinzentada, que também é fria. O raciocínio é o mesmo com o tom preto natural, que casa melhor com pessoas de pele avermelhada e amarelada", explicou a visagista Lilian Macedo.

Algumas famosas têm um caso de amor com o preto. Rihanna por exemplo, sempre volta ao tom, que é sua cor natural, mesmo depois de mudanças de visual revolucionárias. Outras celebridades também equilibram o visual discreto e aproveitam o destaque nos fios para revolucionar o visual, como Kerry Washington e Zoe Sandana. Para o cabeleireiro Marcio Sanchez essa tonalidade deixa o visual marcante: "A cor dá uma sobriedade, mas pode pesar o look e para isso é preciso investir em cortes e maquiagem, para equilibrar o visual".

O corte valoriza a tonalidade nos cabelos

O corte também pode dar um upgrade no visual do preto e deixá-lo mais glamuroso. A visagista Lilian Macedo explica que o preto pode destacar os cabelos crespos com um corte adequado: "Para quem tem cabelo crespo, o ideal é investir em camadas, repicados e franjas mais longas, isso ajuda a criar uma imagem mais forte. O fio reto, neste caso, o faz ficar armado", conta ele. Para as morenas que querem fios pretos, a lógica é a mesma: escolher o tom de acordo com a pele e turbinar a produção com um corte que valorize o formato do rosto.

Segundo Lilian, a coisa mais importante para adotar o preto é manter os fios hidratados. "Tratar é o ponto mais importante desse tipo de cabelo. Manter o cabelo hidratado o deixa mais brilhoso e isso destaca a cor escura. O cabelo preto azulado, por exemplo, tende a perder esse reflexo em pouco tempo com os fios ressecados, por isso quanto mais hidratado, mais tempo a cor permanecerá nos fios", ensinou.

 

Matéria publicada em 12 de Abril de 2021, por Webedia.