Câncer de pele: dermatologista fala o que é e como prevenir

 

O câncer de pele é um tipo de doença que pode ser ocasionada por predisposição genética ou pela exposição excessiva da pele aos raios solares sem a devida proteção. O câncer de pele pode se manifestar na pele através dos primeiros sinais que aparecem como lesões e ferimentos na derme que vão se intensificando com o passar do tempo.

Para tirar todas as dúvidas, sobre como o câncer de pele pode surgir e quais são os tratamentos, o blog de Beleza Extraordinária de L’Oréal Paris convidou a médica dermatologista Dra. Hadassa Barros para sanar algumas dúvidas sobre o câncer de pele, além de dicas de prevenção para evitar essa condição.

O que é câncer de pele?

O câncer de pele é um tumor maligno que acontece na pele, devido a alteração de algumas células na pele. Essas células se ramificam e crescem em uma velocidade anormal, podendo produzir células de diferentes tamanhos. Desta forma, o tumor atinge camadas da epiderme, camadas basal também os melanócitos, formando diferentes tipos de câncer.

O que causa o câncer de pele?

A dermatologista Dra. Hadassa, explica que o câncer de pele pode ser causado pela multiplicação celular que acontece de forma anormal. Então esse desenvolvimento anormal das células na pele acabam gerando a formação desse tumor. Elas multiplicam-se repentinamente formando uma lesão tumoral e essa lesão tumoral tem características malignas.

O que aumenta o risco do câncer de pele?

Existem algumas ações que podem contribuir para o aumento de chances e obter o câncer de pele: “Familiares, principalmente, de 1º grau, que já tiveram câncer de pele, pessoas de pele clara, olhos claros, cabelos ruivos, , em uma maior chance de ter câncer de pele, porque tem uma quantidade menor de melanina, e a gente sabe que a melanina acaba protegendo as células”, ressalta a médica dermatologista Dra Hadassa Barros.

A exposição prolongada ao sol —durante anos sem a devida proteção solar— é o fator de preocupação, pois o acúmulo desses danos pode resultar no câncer de pele. “Sabemos que a exposição solar, com certeza, é um dos maiores fatores de riscos, principalmente a radiação ultravioleta B, porque ela atinge as camadas mais profundas da pele e pode alterar essas células, provocar o envelhecimento precoce, lesões nos olhos e também o câncer de pele”, explica a dermatologista.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cancer-de-pele" }
Quais os danos do câncer de pele

Quais são os tipos de câncer de pele?

Assim como outros tipos de doenças,o câncer de pele possui alguns tipos e estágios, que identificam a sua gravidade para que seja indicado o tipo correto de tratamento para cada ocasião.

● Carcinoma basocelular: é o tipo do câncer de pele mais comum e pode acometer as células basais, e se concentra nas camadas mais profundas da epiderme.

● Carcinoma espinocelular: esse tipo de câncer de pele se apresenta de maneira espinhosa nas camadas mais superficiais da pele, como boca, nariz e língua

● Melanoma: nesse tipo de câncer de pele, as células cancerígenas se formam nos melanócitos, que é responsável por produzir a tonalidade da pele, resultando no aparecimento de pintas e manchas na pele.

Ao notar qualquer alteração ou irregularidade com sua pele, procure um médico dermatologista para que ele possa avaliar as condições e sinais.

Quais são os sintomas do câncer de pele?

Para que você possa reconhecer o câncer de pele desde o seu estágio inicial é importante prestar atenção em alguns detalhes do seu corpo, além de ficar atento a alguns sintomas que costumam representar a presença de células de câncer no organismo.

Quando a gente conhece bem o nosso corpo, ao apresentar qualquer alteração diferente daquilo que quiser existir, fica muito mais fácil de a gente suspeitar de uma lesão maligna ou de uma doença de pele. A lesão na pele, com uma aparência elevada, brilhante, que possui uns vasinhos pode levantar um sinal de alerta. Aqueles vasinhos avermelhados, ou até mesmo castanho, rosa ou multicolorido podem apresentar uma crostinha central, uma lesão que sangra com frequência, a gente tem que ficar ligado. Outra situação são as pintinhas pretinhas ou castanhas., se essas pintas mudam de cor, de forma, de tamanho, de textura, borda ou estão crescendo, devemos também ficar atentos. Uma outra situação é uma manchinha, uma ferida que não cicatriza e continua crescendo, às vezes apresenta coceira, faz crostinhas, sai, sangra novamente, faz erosões, também tem que ficar sempre atento”, explica a Dra. Hadassa Barros.

Qual é a aparência de um câncer de pele?

Apesar de parecer que o câncer de pele é uma doença silenciosa, ela apresenta diversos sintomas que não são tão comuns numa pele saudável. Cada tipo de câncer de pele possui uma característica particular, que pode acabar contribuindo para que o alerta fique ligado e você possa observar melhor o dia a dia de cuidados com a pele.

O carcinoma basocelular costuma apresentar um pequeno nódulo avermelhado e brilhante, além de conter sangramento contínuo na lesão. Já o carcinoma espino-celular possui uma coloração avermelhada em formato de machucado ou ferida, com leve descamação que não cicatriza com facilidade. O melanoma apresenta sintomas de pinta ou pequeno sinal, que muda o formato, o tamanho e cor, em alguns casos pode apresentar sangramento na região.

Câncer de pele tem cura? Conheça o tratamento

Segundo a médica dermatologista Dra. Hadassa Barros, o câncer de pele tem cura, uma vez que na maioria dos casos ele é descoberto ainda na fase inicial: “O câncer de pele, geralmente quando ele é descoberto no iniciozinho, ele tem cura. O câncer basocelular e o espinocelular têm uma chance de cura enorme, principalmente se descoberto logo no início. O melanoma, que é o mais temido, que a gente tem mais medo. Quando fazemos o diagnóstico, todo mundo fica bastante apreensivo, apesar de ser menos frequente, ele tem um prognóstico pior. Quando ele é descoberto numa detecção precoce, você tem uma chance de cura de mais de 90%”.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cancer-de-pele" }
Dermatologista responde se cãncer de pele tem cura

Como prevenir o câncer de pele?

A prevenção é muito importante para reduzir os impactos que os raios solares podem causar na nossa pele, além de prevenir o envelhecimento precoce da pele. O uso de protetor solar é fundamental para evitar que os raios ultravioletas acabem alterando as células da pele. Quem possui a pele clara está mais propenso a desenvolver o câncer justamente por haver menos melanina presente na pele.

A Dra. Hadassa reforça que os cuidados com a exposição solar implicam não apenas com o uso de protetor solar diariamente, mas também ao usar outras alternativas que não deixem os raios ultravioletas entrarem em contato diretamente com a pele por muito tempo.

Evitar exposição solar nos horários de maior intensidade da radiação ultravioleta, que geralmente são entre 10 e 16 horas, principalmente exposição prolongada, deve-se tomar cuidado com isso. Usar proteção adequada com filtro solar acima de FPS 30 pele negra e para pele mais clara acima do FPS 50. É muito importante também utilizar os protetores físicos, como boné e chapéu de aba longa e óculos escuros”, enfatiza a dermatologista.

Qual o exame para detectar câncer de pele?

A detecção do câncer de pele é sempre feita através de uma avaliação médica. Quando nota-se alguma alteração na pele, o profissional irá avaliar clinicamente a lesão, para depois realizar uma dermatoscopia e conseguir avaliar com maior precisão a lesão.

Realizamos uma dermatoscopia, onde a gente consegue observar alterações características e avaliar se é um carcinoma basocelular, espinocelular ou melanoma. Para auxiliar na identificação dos sinais perigosos, é bem interessante aquela regrinha do ABCDE, que a gente considera a assimetria, borda, cor da lesão, dimensões e a evolução. Na metoscopia, conseguimos avaliar algumas alterações e depois, é pedido a biópsia e também é feito um exame anátomo patológico por um patologista, que vai identificar qual é o tipo de lesão a partir das alterações que acontecem em cada camada de pele”, explica a médica.

Para prevenir o surgimento do câncer de pele, é fundamental o uso de protetor solar em qualquer idade, desde que haja uma exposição solar contínua, além da exposição direta que também pode desencadear o envelhecimento precoce. A linha de Solar Expertise de L’Oréal Paris, conta com protetores solares que atendem a todas necessidades da pele, com fórmula antioleosidade e anti rugas. Com variedades de FPS, os protetores também contam com versões com tonalizantes, para quem não abre mão da leve cobertura da pele.

Além disso, você também conta os protetores solares corporais que atuam na proteção do corpo todo, protegendo contra os danos causados pelo sol, além de hidratar a pele de forma intensiva por até 8H.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cancer-de-pele" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/protetor-solar-facial", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"protetor-solar-facial", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/6-motivos-para-usar-protetor-solar-diariamente/motivos-para-usar-protetor-solar-facial.jpg?rev=689564fcca0948d3af8c6c99f7720df0", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-07-07T15:49:13+00:00", "dateModified": "2023-07-07T18:03:23+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/quem-pode-usar-acido-hialuronico-saiba-os-beneficios-para-todas-as-idades", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"Quem pode usar acido hialuronico Saiba os beneficios para todas as idades", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/quem-pode-usar-acido-hialuronico-saiba-os-beneficios-para-todas-as-idades/quem-pode-usar-acido-hialuronico.jpg?rev=f9da0010c3ab49a3a62fce0e70cc621a", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-04-03T20:54:48+00:00", "dateModified": "2024-04-03T20:56:20+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"A ideia de que passar ácido em sua pele faz com que você associe a desconforto e queimação? Quando falamos do <a href="https://www.loreal-paris.com.br/cuidados-faciais/antissinais-revitalift"><strong>ácido hialurônico</strong></a>, dispense esse pensamento de incômodo e conheça os benefícios desta molécula milagrosa. Este ativo, seguro e dermatologicamente testado, é a chave de uma pele <strong>firme e hidratada</strong>, independente da sua idade.<br/><br/> Apesar de ser um ativo produzido pelo nosso organismo, a quantidade no corpo começa a diminuir a partir dos 25 anos de idade e, com isso, começam a aparecer os primeiros sinais do envelhecimento. O ácido hialurônico promove a <strong>hidratação da pele</strong> preenchendo os <strong>primeiros sinais de marcas e linhas de expressão</strong>. Garantindo uma pele renovada e revitalizada. Mas, se você está com dúvida de <strong>quem pode utilizar o ácido hialurônico</strong> na pele,entenda o funcionamento do ativo em nosso corpo a cada idade." } }, { "@type":"ListItem", "position": 3, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/dermatologista-explica-4-beneficios-da-hidratacao-para-o-rosto", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"dermatologista-explica-4-beneficios-da-hidratacao-para-o-rosto", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/dermatologista-explica-4-beneficios-da-hidratacao-para-o-rosto/4-beneficios-da-hidratacao-para-o-rosto.jpg?rev=6332406647cb4b92a58e842527511fb1", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2022-01-06T21:09:35+00:00", "dateModified": "2022-01-06T21:10:15+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 4, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/melhor-protetor-solar-para-rosto-com-manchas", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"melhor-protetor-solar-para-rosto-com-manchas", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/qual-melhor-protetor-solar-para-o-rosto-com-manchas/melhor-protetor-solar-para-rosto-com-manchas.jpg?rev=8bede5c8c92c4b04b75fd1c450bb8a09", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2021-10-22T18:48:13+00:00", "dateModified": "2022-02-21T18:18:15+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/cancer-de-pele", "name": "cancer-de-pele" } } ] }