Cinco erros na hora de fazer tranças e como corrigi-los

As tranças são, sem dúvidas, um dos penteados mais amados pelas mulheres. Mas mesmo que o visual esteja presente entre as produções femininas desde a infância, as menos habilidosas nem sempre conseguem reproduzir os estilos mais elaborados nas próprias madeixas. Seja por criar volume de mais (ou de menos), por deixar algumas mechas soltas ou não conseguir a finalização ideal, com algumas dicas é possível criar tranças perfeitas em apenas alguns minutos. Para evitar os cinco erros mais comuns na hora de fazer o penteado, a hairstylist Mia Santiago, do salão Sally Hershberger Uptown, ensinou alguns truques certeiros. Confira:

1 - Deixar volume próximo à nuca

 

Para aquelas que ainda estão começando a se aventurar com os penteados, iniciar com os mais simples é sempre uma ótima ideia. Para criar uma trança tradicional perfeita, o primeiro passo é evitar que se crie um leve volume extra próximo à nuca. Para a especialista Mia Santiago, o truque está em umedecer um pouco os fios e aplicar um óleo para finalização. "Isso vai manter os fios mais alinhados", explicou ao site Refinery 29.

2 - Fazer a trança muito solta

Para a cabeleireira, deixar a trança muito solta também pode ser um dos problemas mais comuns na hora de criar o penteado, principalmente quando a aposta é no penteado feita apenas em uma das laterais da cabeça. Se os fios trançados não tiverem firme o suficiente, o penteado vai desmontar com mais facilidade. Para facilitar na hora de criar a trança, a dica é umedecer os fios que serão trançados, pois assim ficará mais fácil manuseá-los. "Em seguida é só manter a trança bem apertada e continuar trançando para baixo, alinhada ao couro cabeludo", ensinou.

3 - Separar o cabelo no lugar errado

Quando a ideia é criar tranças em semi-presos, como uma coroa de trança, o passo mais importante no visual é separar os fios que serão usados. Para criar o penteado de princesa, reparta os cabelos bem no centro da cabeça, separando os fios mais próximos à nuca. Os cabelos que ficaram na parte da frente serão os usados no penteado. Em seguida basta começar a trançar as madeixas a partir da risca central, criando um trançado embutido até chegar perto das orelhas.

4 - Não usar produtos finalizadores

As donas de cabelos crespos muitas vezes recorrem aos penteados para manter as madeixas alinhadas de forma rápida. Mas contar com a ajuda de finalizadores é indispensável para arrumar os cabelos em estilos mais elaborados. Para a hairstylist Mia Santiago, os fios crespos devem ser penteados antes de iniciar a trança. "Isso permitirá que você lide com o cabelo um pouco mais fácil", afirmou Santiago. Em seguida, acrescente um óleo finalizador em toda a madeixa. "Para tranças como esta, você tem que adicionar um óleo, pois isso suaviza e dá brilha", explicou.

5 - Não dar a dimensão à trança

Acreditar que quanto mais alinhada a trança ficar melhor pode ser também um erro comum entre as mulheres. Quando o assunto é o estilo espinha de peixe, é a dimensão que vai falar mais alto. A especialista Mia Santiado ensino que o grande truque para criar o penteado é separar mechas pequenas para criar o penteado, já que isso vai ajudar a não deixar a trança confusa. "Mantenha as mãos separadas durante a trança", aconselhou ela também, em entrevista à "Refinery29". Para a finalização perfeita, soltar um pouquinho a trança vai adicionar a dimensão e a textura que faltavam. "Se algumas mechas soltarem, não se preocupe com isso. Vai adicionar uma textura legal", ensinou.

 

Mulher Com Cabelos Loiros E Tranados

Matéria publicada em 10 de fevereiro 2021, por Webedia.