Como deixar o cabelo ruivo menos avermelhado? Veja as dicas para alcançar um ruivo natural

A sua aposta era pintar o cabelo de ruivo natural e acabou alcançando um ruivo vermelho intenso? O resultado pode ser um pouco frustrante, ainda mais se o seu objetivo era um ruivo mais claro, próximo ao ruivo acobreado ou ao strawberry blonde. Deixar a coloração agir por mais tempo que o indicado ou escolher a tintura errada são alguns erros de quem pinta o cabelo em casa, e acabam sendo os motivos para um cabelo avermelhado mais forte. Mas calma! Existem alguns meios naturais e químicos para reverter esse resultado. Para te ajudar, separamos dicas de como deixar o cabelo ruivo menos avermelhado. Confira!

Deixar o cabelo ruivo desbotar entre as lavagens é um método natural de deixar o cabelo menos avermelhado

Se você não quiser passar por um procedimento químico ou os seus fios estiverem fragilizados, o desbotamento da cor durante as lavagens é uma maneira de retirar o pigmento avermelhado naturalmente. O cabelo ruivo tem uma cor fácil de ser removida, pelo fato do pigmento ser pequeno e se soltar mais rápido da fibra capilar, e por isso, a cor avermelhada vai ser substituída por um tom desbotado em algumas lavagens. Mesmo que esse processo não seja imediato, o desbotamento da cor não vai danificar os fios. Além disso, a aplicação de um shampoo antirresíduos a cada 10 dias vai acelerar ainda mais o desbotamento da cor, já que esse shampoo limpa profundamente a fibra capilar.

Coloração semipermanente pode ser aplicada quando o ruivo desbotar

Quando o cabelo ruivo estiver desbotando, você pode apostar em uma coloração semipermanente de sua preferência, para dar um banho de brilho nos fios e apostar em uma nova nuance de cabelo ruivo. A coloração semipermanente, também conhecida como tonalizante, é uma coloração temporária que não prejudica os fios por não ter amônia em sua composição, sendo uma ótima opção para quem quer uma nova nuance depois de deixar o cabelo ruivo menos avermelhado. Para que não erre novamente no tom, é importante a orientação de um colorista profissional, que vai aplicar o tonalizante ideal para o seu objetivo se baseando na cor atual do cabelo ruivo.

Se arrependeu do tom avermelhado? O processo de decapagem remove o pigmento vermelho dos fios

Caso o seu cabelo esteja muito avermelhado e o seu objetivo seja um ruivo mais claro, é possível que você precise passar pelo processo de decapagem. A decapagem é um procedimento de remoção do pigmento artificial dos fios tingidos, que a cor dos fios e permite que uma nova coloração seja aplicada no cabelo. Como “tinta não clareia tinta”, quem deseja clarear os fios em alguns tons para chegar a um ruivo mais claro precisa retirar um pouco do pigmento para aplicar a tintura ideal.

No entanto, a decapagem é um procedimento agressivo aos fios, e é importante que o procedimento seja feito por um cabeleireiro profissional. O especialista vai avaliar se os seus fios estão saudáveis ou pouco danificados para suportarem todo o processo, além de sugerir a coloração ideal para ser utilizada depois do processo. Para não prejudicar ainda mais os fios, você pode apostar em uma coloração semipermanente para abrir até dois tons do cabelo.

Atenção! A decapagem não é compatível com alguns procedimentos químicos, como alisamento ou relaxamento, com o risco de provocar a quebra ou queda dos fios pela combinação de substâncias.

Mantenha uma rotina de cuidados para restaurar a saúde do cabelo ruivo

Depois de lavar o cabelo com frequência ou passar pelo procedimento de decapagem, é provável que o seu cabelo ruivo esteja um pouco mais fragilizado. Para reverter esse estado, o cronograma capilar é um forte aliado para repor a umidade, os nutrientes e as proteínas necessárias aos fios.

A etapa de reconstrução, que repõe a massa capilar e as proteínas aos fios, precisa de uma maior atenção depois do procedimento químico, principalmente se o seu cabelo ruivo apresentar um aspecto quebradiço. Por isso, invista em uma máscara de reconstrução e aplique nos fios a cada 15 dias, deixando o produto agir pelo tempo indicado na embalagem. Uma ótima estratégia para recuperar a saúde dos fios é investir também na etapa de hidratação e nutrição, que podem ser feitas semanalmente e conferem um cabelo ruivo cheio de brilho, sedoso e saudável.

Matéria publicada em 18 de junho de 2021 por Webedia.