Como fazer hidratação capilar em cada tipo de cabelo: dos lisos aos cacheados e crespos

Na hora de cuidar dos cabelos, a hidratação profunda aparece quase sempre no topo da lista das mulheres. Mas além de reservar um tempo na rotina de beleza, também é importante saber a máscara e o método mais indicados para fazer a hidratação capilar em cada tipo de cabelo.

Os fios lisos, por exemplos, costumam ser oleosos ou mistos e por isso pedem produtos reequilibrantes, enquanto os crespos tendem ao ressecamento e precisam ser hidratados com máscaras de tratamento a base de óleo. Confira as dicas e descubra como fazer hidratação para o seu tipo de cabelo!

Fórmulas leves e reequilibrantes são as mais indicadas para quem tem cabelos finos e lisos

 

Os fios lisos são geralmente os que apresentam melhores níveis de hidratação. Por terem uma estrutura reta, eles distribuem a umidade, nutrientes e óleos uniformemente e com uma velocidade maior, com a ajuda da gravidade.

No entanto, os fios lisos também sofrem com os agentes externos e podem ficar sem vida e ressecados, por isso o cuidado da hidratação também é indispensável. O ideal é procurar por produtos com fórmulas menos densas, enriquecidas com ingredientes hidratantes leves e reequilibrantes, assim como os da linha Elseve Quera-Liso, de L'Oréal Paris.

Na hora de aplicar os produtos, evite aproximá-los da raiz, já que isso pode pesar a sua aparência; além disso, remova sempre muito bem as fórmulas com enxágue e use um pré-shampoo uma vez por semana para eliminar o acúmulo de outros produtos. 

Fios ondulados e cacheados precisam de reparação com umectantes e polímeros modeladores

 

Já os fios com uma textura mais irregular como os ondulados ou cacheados, não possuem o mesmo auxílio da gravidade; e por isso necessitam de uma ajudinha extra. Nestes casos, o frizz é um dos maiores problemas, e está liberada a aplicação dos produtos hidratantes um pouco mais próximo à raiz, sempre evitando a proximidade com o couro cabeludo.

Vale a pena investir em condicionadores e cremes de tratamento enriquecidos com ingredientes umectantes como o óleo de coco e óleo de flores preciosas, assim como os produtos da linha Elseve Óleo Extraordinário Cachos - tudo para deixar as mechas bem definidas.

Cabelos danificados e crespos necessitam de nutrição com óleos

 

Já os cabelos crespos, que são naturalmente mais secos, e os danificados por processos externos, como alisamentos, colorações e uso excessivo de chapinha e secador sem proteção térmica, precisam de processos hidratantes ainda mais potentes.

Quer uma dica? O Óleo Extraordinário de L'Oréal Paris pode ser um grande aliado nesse ritual! Ele consegue revitalizar a fibra com a nutrição na medida certa, tudo enquanto também faz a blindagem dos fios contra os danos que o calor intenso das ferramentas pode causar.

O óleo capilar pode ser usado antes do shampoo, na etapa pré-escova como protetor térmico e também na finalização do visual - mas para resultados ainda mais potentes, vale apostar em toda a linha Elseve Óleo Extraordinário com o shampoo, condicionador e cremes que oferecem 2x mais nutrição ao visual.

Matéria publicada em 23 de março 2021, por Webedia.