Como lavar o cabelo masculino? Confira as dicas e saiba o passo a passo ideal para cuidar dos fios em casa

Lavar os cabelos pode não parecer uma tarefa difícil, mas, para os homens que não têm muita habilidade nesse assunto, podem acabar surgindo muitas dúvidas sobre o que fazer debaixo do chuveiro para que os fios fiquem limpos e bem tratados. Um dos erros mais comuns, por exemplo, é usar apenas shampoo e ignorar o condicionador - o que resulta em ressecamento por causa da abertura das cutículas. Pensando nisso, para ajudar quem quer seguir uma rotina correta com as madeixas, o Beleza Extraordinária preparou uma matéria especial com tudo o que você precisa saber para não errar mais. Confira! 

Deixe a água do chuveiro em temperatura morna ou fria

Você sabia que a temperatura da água também influencia na lavagem dos fios? É que, quando o chuveiro está muito quente, a fibra capilar incha e fica com as cutículas abertas - o que causa ressecamento e aumento do frizz.

Sendo assim, sempre que for higienizar o cabelo, tenha o cuidado de deixar a água fria ou morna para selar as cutículas e preservar a hidratação e o brilho. Para os dias em que não dispensar um banho quente, uma boa solução é deixar, ao menos, o último jato gelado. 

Escolha o shampoo ideal para o seu tipo de cabelo e massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos

Um erro muito comum entre os homens é usar qualquer shampoo que estiver pelo banheiro em vez de considerar a versão ideal para o seu tipo de fio. Por isso, para fazer a lavagem do jeito certo, deixe esse hábito de lado e procure identificar do que o seu cabelo precisa para escolher o produto ideal!

Se o seu cabelo for oleoso, por exemplo, o ideal é apostar em um shampoo de limpeza profunda para diminuir a produção de sebo. Agora, se os fios forem naturalmente mais ressecados, é importante preferir as versões mais hidratantes para que a oleosidade natural não seja removida junto com as impurezas. Feito isso, na hora da aplicação, o truque para limpar bem o couro cabeludo é aplicar o produto e massagear bem com a pontinha dos dedos -tomando o cuidado de enxaguar tudo com cuidado para que não fique nenhum resíduo. 

Não abra mão do condicionador no enxague final 

Por causa dos cabelos, em geral, mais curtos e fáceis de cuidar, muitos homens acreditam que dá para dispensar o condicionador da rotina de beleza. No entanto, isso não é verdade: o produto é indispensável em qualquer tipo de fio por fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo e garantir um toque macio e hidratado por mais tempo. 

Mas, para que os fios não acabem oleosos com o acúmulo de resíduos no couro cabeludo, na hora da aplicação, é importante evitar a raiz - por mais que seja difícil com o cabelo curto - e enxaguar o produto por completo. 

Use máscaras de tratamento uma vez por semana ou a cada 15 dias

Além do shampoo e do condicionador, também vale apostar em máscaras de tratamento para que os fios recebam todos os nutrientes que precisam para ficarem fortes e saudáveis. Como a necessidade do cabelo masculino é diferente do feminino, não é preciso fazer tantas hidratações, mas vale reservar um dia da semana para fazer esse cuidado ou uma vez a cada 15 dias. 

Para fugir do aspecto oleoso, a dica é a mesma de sempre: evitar a raiz e enxaguar o produto por completo na hora da lavagem.  E como o condicionador deve ser sempre a última etapa por selar as cutículas, vale lembrar que a máscara deve ser aplicada depois do shampoo. 

 

Matéria publicada em 7 de Março 2021, por Webedia.