Como pintar o cabelo sozinha: passo a passo com 12 dicas para tingir os fios em casa

Seja de vermelho, loiro, castanho, preto ou azul, ninguém pode negar que pintar o cabelo sozinha é quase uma aventura, né? Mas se você pretende tingir os cabelos em casa pela primeira vez, não precisa se preocupar: tudo vai dar certo seguindo as dicas e o passo a passo certo durante o ritual.

Quer ver só? Não tem mistério! Separamos um manual completo com tudo que você precisa saber (e fazer) durante o processo de transformação no visual por conta própria. Separe a caixinha de coloração escolhida e vem com a gente!

Dica
1

Escolha entre o tonalizante ou coloração permanente 

O primeiro passo antes de tingir os cabelos é escolher qual tipo de coloração será usada. Já sabe escolher entre tonalizante ou tintura permanente? A decisão deve considerar duas coisas: a saúde do seu cabelo o que você pretende alcançar no resultado final.

- Os tonalizantes, por exemplo, são a opção perfeita para quem tem química no cabelo e/ou quer fazer uma transformação leve de poucos tons nos fios;

- A tintura permanente, por outro lado, já é ideal para criar grandes mudanças no visual e/ou garantir cobertura total de fios brancos.

Dica
2

Faça as contas de quantas caixinhas de coloração você vai precisar

Em geral, uma caixinha (de tonalizante ou coloração permanente) é o suficiente para tingir todo o cabelo, mas se você tem muita quantidade de fios ou madeixas longas, é importante verificar a necessidade das suas madeixas e se precaver de imprevistos, ok? Dependendo do caso, é possível precisar de até 4 caixinhas para transformar o visual com a cor toda por igual.

Dica
3

Leia o folheto explicativo dentro da caixinha 

E por falar em precaução, outra dica importante para evitar surpresas - e dúvidas - enquanto você muda a cor dos cabelos é ler todo o folheto explicativo que vem no interior da embalagem. Nesse papelzinho estão todas as dicas importantes: quais itens misturar, o que fazer primeiro, quanto tempo deixar nos fios... ou seja, informações importantes para evitar erros no caminho!

Dica
4

Faça a preparação dos fios de acordo com a tintura escolhida

Se você vai pintar os cabelos com o tonalizante, a preparação certa pede que os fios estejam limpos - assim, eles vão estar com as cutículas bem abertas e isso vai facilitar a penetração do pigmento no visual.

Por outro lado, se você pretende usar a coloração permanente, fique sem lavar os cabelos por 24h para que a oleosidade moderada proteja o couro cabeludo e evite o ressecamento.

Dica
5

Não se esqueça do teste de toque antes de tingir os fios

Ainda antes de partir para a coloração em si, o teste de toque é o passo imprescindível para evitar complicações com a tinta de cabelo. Ele nada mais é do que um procedimento simples para detectar possíveis reações alérgicas:

Basta aplicar um pouco do creme colorante atrás da orelha com a ajuda de um cotonete e esperar 48 horas sem lavar, cobrir ou tocar o local. Se durante esse tempo não surgirem sintomas como coceira, vermelhidão ou inchaço local, você está livre para colorir os cabelos.

Dica
6

Arrume todos os itens necessários em cima da pia 

Já partindo para a hora H, o ideal é preparar o local para a transformação: primeiro, cubra a mesa (ou pia do banheiro) com um plástico e, depois, coloque ali à disposição tudo que será preciso. Não se esqueça do pente, a caixinha de coloração, luvas, toalha e espelho, viu? Esses são alguns dos itens essenciais!

Dica
7

Proteja a região em volta do cabelo para evitar manchas

Quer evitar aquelas manchinhas na testa e em outras partes do rosto ou corpo? Então, antes mesmo de aplicar a tintura nos fios, aplique um pouco de vaselina, hidratante, condicionador ou creme de barbear na testa, lateral do rosto e nuca, bem próximo aos fios. Isso vai evitar que a coloração escorra e manche essas regiões durante o processo.

Dica
8

Desembarace os fios antes de aplicar a tintura 

Desembaraçar os fios antes de aplicar a tintura é fundamental para que o manuseio das madeixas seja bem mais fácil durante a coloração. Nesse passo, o indicado é usar um pente de madeira com dentes largos, assim você evita o frizz e remove os nós com mais facilidade.

Dica
9

Divida o cabelo de forma estratégica para a coloração

Para conseguir alcançar cada mechinha com a coloração, o segredo é dividir os cabelos estrategicamente. A dica é separar a mecha da frente do restante dos fios, depois, fazer uma divisão central na cabeça e separar todo o cabelo em duas partes - uma para cada lado dos ombros.

Feito isso, separe uma das laterais em duas partes e vá separando mechinhas com a ajuda do pente fino. Ainda ficou difícil de visualizar? Então aproveite o gif explicando a divisão do cabelo no link!

Dica
10

Faça a aplicação da coloração seguindo a ordem certa

Para criar um esquema que dê certo, a dica é começar a aplicação da tintura de baixo para cima: comece aplicando a coloração (sempre partindo da raiz) na altura da nuca, depois nas laterais da cabeça e, em seguida, no topo. Por fim, deixe a parte perto das têmporas e da frente para o final.

Aqui, vale a dica: caso você tenha fios brancos, comece por eles para que a coloração fixe bem os pigmentos nessas mechas!

Dica
11

Respeite o tempo estipulado na caixinha da coloração

Depois de aplicada a tintura, muita atenção ao tempo que você vai ficar com a coloração nos cabelos, ok? Enxaguar antes da hora, ou até deixar mais tempo do que o ideal, pode prejudicar seriamente o look! Não esqueça: é preciso respeitar exatamente o intervalo indicado na embalagem para que o resultado seja o mais bem feito possível. 

Dica
12

Enxague os fios em água fria ou morna

Já na hora de enxaguar a coloração dos cabelos, a dica final é preferir fazer essa lavagem com água fria ou morna. Isso vai ajudar a fechar melhor as cutículas após a transformação no visual, garantindo um resultado impecável e com brilho certo. Ao fim do enxágue e higienização, é só finalizar o cabelo como quiser e curtir seu visual totalmente repaginado!

Bônus: Magic Retouch é a solução ideal para o momento do retoque de raiz

Mesmo que você siga esse passo a passo perfeitamente e consiga um resultado de salão nos fios que foram pintados em casa, não há como evitar a necessidade de retoques com o crescimento do cabelo. Nessa fase, se você quiser dar um intervalo maior entre os dois processos ou se precisar disfarçar a raiz crescida em algum momento específico, invista no Magic Retouch. A coloração temporária de L'Óreal Paris funciona rápido e disfarça tanto os fios brancos, quanto a diferença de cor entre raiz e comprimento. Para isso, você só vai precisar agitar a latinha e aplicar o spray na região que precisa ser colorida: o efeito dura até sua próxima lavagem com shampoo. Magic Retouch está disponível em cinco cores: loiro claro, loiro escuro, castanho claro, castanho escuro e preto.  

Matéria publicada em 06 de abril de 2021, por Webedia.