Conheça a '4D Hair Color', tendência de coloração que deixa os cabelos loiros e castanhos com luzes a 4 dimensões

Tendências de coloração são sempre inspiradoras para quem quer mudar o visual, e a novidade da vez vem direto de Los Angeles, nos Estados Unidos: é a "4D Hair Color", efeito de luzes em alta dimensão criado pelo colorista Matt Rez. A técnica tem como princípio misturar 4 elementos de contraste para chegar aos cabelos 4D: nível, tom, cor horizontal e cor vertical. Democrático, o efeito pode ser feito em todos os tons de cabelo, mas os loiros e castanhos ganharam a atenção do colorista. Confira todos os detalhes da técnica!

"4D Hair Color" mistura luzes quentes e frias para combinar com a base neutra dos cabelos

Entre tendências do momento como "Caramel Balayage" e Dark Light, que iluminam cabelos castanhos, o 4D Hair Color promete ser mais um sucesso para todos os tons de cabelo, mas principalmente para o loiro, que costuma ficar amarelado ou sem luminosidade. "Algumas pessoas têm o nível perfeito de loiro, mas estão perdendo o calor, ou as luzes baixas para estourar o loiro, contou Matt Rez ao site americano Byrdie. "Para uma cor perfeita, você precisa ter uma base neutra, que é sua base natural, uma cor mais quente, que é o seu tom médio ou baixo, e seu destaque, que é uma luz mais leve", explica Rez. Mas o que o colorista defende é que essas mechas não serão as mesmas em todas as pessoas, e o objetivo principal é fazer uma mistura harmoniosa que combine com a cor base dos cabelos. 

Entenda os 4 elementos para chegar ao '4D Hair Color'

O legal do conceito 4D é que cada cliente consegue uma cor personalizada para os fios: mais quente ou mais fria, com mechas mais intensas ou mechas mais sutis, e para isso, o profissional precisa entender os detalhes dos 4 elementos. Confira: 

1 - Nível: Significa que não importa o tom de cabelo, claro ou escuro, é preciso que ele tenha pigmentos vivos e reluzentes para ganhar destaque;

2 - Tom: Significa se você prefere um fundo quente ou frio aos cabelos;

3 - Cor horizontal: É a nuance da raiz somada à luz das pontas;

4. Cor vertical: É uma base neutra que alinha com as mechas mais destacadas e com as mechas de baixa luminosidade.

Raiz mais escura nos cabelos loiros é um dos pontos fortes da técnica '4D Hair Color'

Quem não tem muita experiência com coloração e decide pintar os fios de loiro sabe que a raiz pode ficar um pouco mais clara do que a cor da pele ou do restante dos cabelos, garantindo um visual pouco natural. Matt Rez explicou ao Byrdie que fazer mechas muito mais claras é um dos erros mais comuns, e para evitar esse efeito, a base do cabelo precisa ser neutra - seja ela natural ou com coloração. Na maioria dos seus trabalhos com a técnica 4D ele deixou a raiz mais escura, ou seja, mais quente e sombreada, para "esfriar" as mechas a partir do comprimento. 

Tip
1

Enim ad minim veniam