Creme hidratante para pele seca: saiba como escolher e veja dicas para aplicar da forma certa

$name

Toda pele precisa de uma rotina de cuidados, e a escolha de um bom creme hidratante faz toda a diferença nessas horas. No caso da pele seca, isso é ainda mais essencial. Como esse tipo de pele sofre com a baixa produção de óleo pelas glândulas sebáceas, a região fica ressecada, sem brilho e, em alguns casos, pode até descamar. Para fazer a reposição de água sem causar o efeito rebote, é fundamental saber como escolher um bom creme para o rosto com alto poder hidratante. São várias opções disponíveis no mercado, o que pode gerar dúvidas, mas não se preocupe: reunimos algumas dicas de como escolher o melhor produto para pele seca e a forma certa de aplicá-lo no seu rosto.

Pele seca: leve em consideração as necessidades do seu corpo na hora da escolha

O creme para o rosto deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele e com o que o seu corpo precisa, então é importante distinguir a pele seca de uma pele desidratada. No caso da pele seca, as glândulas sebáceas não produzem óleo suficiente para manter a hidratação do rosto. Sendo assim, a face fica com um aspecto opaco e repuxado. Para  evitar esse tipo de problema, o ideal é procurar por cremes para o rosto com um alto grau de hidratação e, de preferência, com uma textura mais cremosa. Também é importante que eles sejam ricos em óleos e substâncias como o ácido hialurônico, retinol e glicerina, que aumentam ainda mais a função hidratante.

Em outros casos, a pele seca é um problema momentâneo e que só acontece quando ela está desidratada. Ou seja, o corpo é capaz de produzir a quantidade de óleo adequada, mas naquele momento a falta de água impossibilita esse processo. Isso pode acontecer por diferentes razões, mas o resultado costuma ser o mesmo: uma pele ressecada, sensível e irritadiça. Para reverter esse quadro, é importante beber bastante água e repor os líquidos do corpo de todas as formas possíveis. O creme hidratante para o rosto também pode ajudar, mas diferente do produto específico para pele seca, é possível utilizar aquele que é mais indicado para o seu tipo de pele.

Hidratante facial com ácido hialurônico traz vários benefícios para a pele

Ninguém pode negar que o ácido hialurônico virou um dos maiores queridinhos da rotina skincare, e é por isso que hoje é possível encontrar vários produtos com esse ativo. Dentre eles, o hidratante facial com ácido hialurônico é um que se destaca bastante e que tem conquistado cada vez mais fãs. Isso não é à toa: além de amenizar consideravelmente as rugas e linhas de expressão, a substância também tem um alto poder de hidratação. Como o ácido hialurônico atrai as moléculas de água, isso ajuda a afastar o aspecto ressecado e opaco, devolvendo todo o brilho e a maciez que a pele seca precisa.

Além do creme para o rosto, o sérum hialurônico é um grande aliado na rotina skincare e é super indicado para quem gosta de se dedicar a uma rotina de cuidados com a pele. O sérum por si só já é um produto revolucionário, mas quando tem o ácido hialurônico presente em sua fórmula, os resultados são ainda melhores. Uma das principais vantagens do produto é que ele combate os sinais de envelhecimento na pele. Ele também tem efeito preenchedor, deixa o rosto mais firme e promove a hidratação da região, sendo uma boa alternativa ao hidratante facial com ácido hialurônico (ou até mesmo para ser usado em conjunto).

Rotina skincare: saiba como aplicar o creme para pele seca de forma correta

Existem várias técnicas que podem ajudar na aplicação do produto, mas normalmente isso depende muito do tipo de cosmético que vai ser utilizado. No caso do creme hidratante para o rosto, assim como géis e loções de limpeza, a melhor opção é espalhar todo o conteúdo com movimentos suaves e circulares por toda a face. Uma boa dica é usar sempre as pontinhas dos dedos e começar de baixo para cima, isto é, partindo do pescoço em direção a testa. Assim não fica faltando creme em nenhum lugar e você garante a hidratação completa da pele.

Já no caso do sérum hialurônico, o ideal é pingar de três a cinco gotas do produto no rosto e massagear bem toda a extensão da face. Isso permite que o corpo absorva  melhor todos os ingredientes, proporcionando um resultado mais satisfatório na sua rotina skincare.

Foto Dra Fabiana

Matéria publicada em 24 de maio 2021, por Webedia.