Cronograma capilar: saiba quando e o momento de fazer a hidratação

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que se popularizou e hoje faz parte do dia a dia de muitas mulheres. Para quem quer cabelos saudáveis, alternar diferentes tratamentos é essencial para que os cabelos não sofram com a falta de algum nutriente. Porém, saber identificar quando é o momento certo de fazer cada etapa do cronograma faz toda a diferença, a começar pela hidratação capilar. Ela é o principal passo porque repõe água e prepara os fios para a nutrição e a reconstrução, que são os passos seguintes. Para saber quando é o momento de hidratar o cabelo, confira as dicas a seguir!

Pular os slider: reparacao total

Cuide dos seus cabelos com a linha

Reparação Total 5

INCLUA A HIDRATAÇÃO NO CRONOGRAMA CAPILAR QUANDO O CABELO ESTIVER RESSECADO E COM FRIZZ

A principal função da hidratação para o cabelo é devolver água que a fibra capilar perde em meio às agressões do dia a dia. A perda desse nutriente deixa os cabelos desidratados, facilitando o ressecamento e a formação de frizz. Quando você perceber esses danos, é o momento que a hidratação deve entrar no seu cronograma capilar.

Qual máscara escolher? A dica é escolher uma máscara de hidratação enriquecida com ingredientes umectantes e preenchedores, como o ácido hialurônico para cabelo, que tem a capacidade de reter água na fibra capilar. Fique de olho também em máscaras com extratos de aloe vera, algas e plantas como babosa e jaborandi, além de Pantenol e glicerina.

A HIDRATAÇÃO CAPILAR TAMBÉM É O TRATAMENTO CERTO PARA CABELOS OPACOS, SEM VIDA E ÁSPEROS

Seu cabelo está sem movimento, opaco e com aspecto áspero? Isso é mais um sinal de que é hora de fazer uma boa hidratação! Esses danos também são causados pela falta de água na fibra capilar e da desidratação dos fios. Quanto mais ressecados, mais os cabelos perdem o brilho e a maleabilidade, tornando-se difíceis de desembaraçar e estilizar no dia a dia. Em casos extremos, os cabelos podem formar pontas duplas e apresentar quebra. Os ativos presentes nas máscaras de hidratação ajudam a reverter essa situação, devolvendo o balanço, a luminosidade e a maciez às madeixas. 

DICAS PARA O CRONOGRAMA CAPILAR: HIDRATAÇÃO DEVE SER FEITA DE UMA A DUAS VEZES NA SEMANA

Cada cabelo é um cabelo, e as necessidades podem variar de acordo com a sua textura de fio e a quais agressões ele é submetido. Mas em todos os casos, a dica é fazer de uma a duas hidratações semanais, já que até mesmo a exposição ao sol ou o contato com travesseiro durante a noite podem provocar a desidratação capilar. Além disso, a hidratação é um tratamento de manutenção: ou seja, ela não deve ser feita apenas quando o cabelo está apresentando frizz ou falta de brilho, mas também quando eles estão saudáveis para preservá-los assim.

Como hidratar o cabelo: a forma e a ordem de aplicação do creme faz a diferença. Divida o cabelo em mechas antes de passar a máscara para enluvar os fios. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem para não deixar o cabelo pesado. Se possível, utilize uma touca térmica durante o tempo de ação. Quanto a ordem de aplicação dos produtos, o ideal é aplicar a máscara depois do shampoo e deixar o condicionador por último para reequilibrar o pH e selar a hidratação. 

 

Matéria publicada em 14 de abril 2021, por Webedia.

Pular os slider: oleo extr

Conheça a linha

Óleo Extraordinário