Cuidados especiais para manter os cabelos longos bonitos

Objeto do desejo da maioria das mulheres, o cabelo longo, quando lindo e brilhante, atrai olhares e ganha elogios, mas para ter esse resultado os fios precisam de cuidados diferenciados que garantirão a boa aparência da raiz às pontas. Grande parte dos danos aos fios longos podem ser evitados com medidas simples, que começam no mais básico dos procedimentos: a lavagem. No banho, prefira lavar as madeixas com delicadeza em vez de enrolar o comprimento no topo da cabeça e esfregá-lo - prática que pode abrir ainda mais as escamas da fibra capilar.

 

Hidratações quinzenais

As hidratações frequentes ajudam a recuperar a saúde dos fios e ainda deixam-nos bonitos e macios. Antes de começar, lave os fios com shampoo de limpeza profunda. Depois, repita o procedimento com um shampoo específico para o tipo de cabelo. Este procedimento irá equilibrar os fios. Assim como o shampoo e o condicionador, é importante escolher o produto hidratante correspondente ao tipo de cabelo.

A hidratação para cabelos cacheados é importante para restaurar as madeixas, pois a forma irregular dos fios dificulta a distribuição de oleosidade natural até as pontas, o que os deixa mais ressecados, enquanto a hidratação específica para cabelos oleosos é mais adequada para não deixá-los pesados e sem volume.

Outro passo importante é aplicar uma máscara nutritiva nos fios e massagear mecha por mecha para ajudar na absorção do produto pela fibra capilar. O procedimento pode ser repetido a cada 15 dias. Vale dar preferência para os cremes que contenham óleo de rícino, vitaminas e queratina, pois ajudam na manutenção saudável dos fios.

Cuidado especial com as pontas

Por ter um comprimento longo, as pontas do cabelo podem estar sensibilizadas pelo desgaste físico e químico, ou seja, cutículas danificadas e fios carentes de queratina, ceramidas e lipídios. Para evitar que as pontas se ramifiquem e duplifiquem, aplique cremes sem enxágue, como o creme de pentear e o óleo capilar. Estes produtos formam uma película protetora, que minimiza o efeito das agressões e evita as pontas duplas.

Matéria publicada em 12 de Abril de 2021, por Webedia.