Franja: dicas práticas para estilizar os fios da melhor forma

A franja é o recurso mais utilizado pelas mulheres que desejam transformar o visual sem alterar radicalmente o comprimento dos cabelos. Afinal, os fios mais curtos ajudam a emoldurar o rosto, garantem um estilo renovado e ainda dão a impressão de que a aparência está mais jovem. No entanto, o corte exige alguns cuidados especiais. Confira dicas para estilizá-lo e conquistar uma produção impecável.

Dica
1

Secagem imediata garante fios bem modelados

O primeiro passo é secar os cabelos imediatamente após a lavagem. A franja seca muito rapidamente ao natural, deixando os fios adquirirem seu formato original, o que não é favorável ao rosto. Posicione o secador acima da cabeça, direcionando o ar para baixo, e modele o corte com uma escova arredondada de espessura fina, puxando os fios para ambos os lados para que o caimento fique perfeito.

Além da escovação, aposte também na chapinha para modelar a franja. A ferramenta ajuda a reduzir o frizz e dá forma aos fios, deixando-os mais suavizados. Comece por uma das laterais do rosto e vá alisando os cabelos com movimentos verticais até a outra extremidade. Já quando não puder secar a franja, reparta-a ao meio e enrole as duas mechas para fora. Este truque irá prevenir que os fios sequem em direções diferentes.

Dica
2

Finalizadores devem ser usados em menor quantidade

Ao aplicar produtos finalizadores nos fios, modere na quantidade. Para evitar excessos, passe-os primeiro no restante dos cabelos e deixe para a franja apenas o que sobrar nas mãos. Além disso, é fundamental investir apenas em fórmulas que sejam adequadas ao tipo das madeixas, caso contrário, é bem provável que a franja fique com uma aparência oleosa.

 

É comum que os fios da franja fiquem sujos mais rapidamente que o restante dos cabelos, por isso, sua lavagem deve ser mais frequente. O shampoo seco é uma ótima alternativa para os dias mais corridos. Mantenha a franja presa após hidratar a pele para que os fios não absorvam a oleosidade dos produtos faciais e, se preferir, finalize a maquiagem com pó compacto para manter o rosto mais seco ao longo do dia.
Matéria publicada em 3 de março de 2021, por Webedia.