A limpeza de pele é extremamente importante para remover sujeiras mais profundas da derme e promover a renovação celular, eliminando as camadas de células mortas da face. Já a limpeza diária é responsável por eliminar as sujeiras da pele que se acumulam no dia a dia, principalmente higienizando a região antes de realizarmos a aplicação de produtos de skincare no rosto.
Pensando nos benefícios da limpeza de pele e da limpeza facial, o Beleza Extraordinária separou um guia explicando como as duas limpezas agem na nossa pele, além de algumas dicas de como aliar os dois procedimentos para ter uma pele saudável.
Como fazer a limpeza de pele?
A limpeza de pele profunda é realizada por um profissional esteticista a fim de promover a retirada de resíduos e extrair os cravos do rosto de forma que não prejudiquem a epiderme. Além disso, a limpeza de pele é capaz de também retirar miliuns e células mortas, deixando a pele renovada e macia. O procedimento é dividido em três fases: limpeza, esfoliação e extração.
⦁ Limpeza: Na hora de higienizar a pele, deve-se usar uma loção, gel ou sabonete que irá retirar os resíduos de maquiagem e impurezas de oleosidade e poluição, promovendo a limpeza do tecido epidérmico e preparando a pele para o restante do procedimento.
⦁ Esfoliação: Na segunda etapa da limpeza de pele profunda é aplicado um produto com efeito esfoliante que irá limpar a camada córnea com maior precisão, promovendo a retirada de células mortas e favorecendo a melhor retirada de cravos presentes na camada superficial da pele.
⦁ Extração: A parte mais aguardada da limpeza facial é focada em retirar pápulas (micro lesões na pele), cravos —também chamado de comedões— e miliuns (micronódulos brancos). É usado um vapor de ozônio que tem propriedades bactericidas e fungicidas, aliado no tratamento de pele acneica, que deixa a pele mais emoliente e dilata os poros, facilitando a extração de comedões, miliuns e pápulas. A extração é feita pelo profissional de forma que não ocorra o lesionamento da camada córnea, evitando espremer espinhas. Os cravos são espremidos de forma manual, assim como as pápulas, sempre com o auxílio de uma gaze para limpar a região que está sendo tratada. Já os miliuns devem ser furados com agulha para facilitar a retirada do sebo que se acumulam nos micronódulos.
Depois dessas etapas é usado um aparelho de alta frequência que ajuda na cicatrização da pele, seguido pela aplicação de uma máscara calmante que tem a finalidade de acalmar a pele e diminuir a vermelhidão.
Como fazer a limpeza facial diária?
A limpeza facial diária deve ser um ritual a ser seguido, para manter a sua pele sempre bem limpa no início da skincare diurna ou noturna, dessa forma a pele consegue absorver melhor os produtos a serem utilizados, além de tirar o excesso de oleosidade e outras impurezas presentes no manto lipídico. Para realizar a limpeza facial é necessário a ajuda de uma dupla de produtos que irão promover a limpeza profunda da epiderme, sem tirar a proteção do manto lipídico: o gel de limpeza e a água micelar.
O gel de limpeza deve ser usado para higienizar a pele e remover os resíduos e impurezas que ficam na camada córnea, já a água micelar deve ser usada após a higienização com o gel de limpeza. Ela age tonificando a pele, equilibrando o pH e removendo o restante de impurezas presentes nas camadas mais profundas da pele, sem agredir a face.
Essa dupla de limpeza pode ser usada nas rotinas matinais e noturnas, antes do skincare. Já a água micelar age completando a limpeza facial e removendo as impurezas mais profundas da pele ao passo que ajuda na hidratação facial. Após o uso da água micelar não é necessário enxaguar a pele.
Como combinar as duas e quais os benefícios?
Combinar as duas rotinas de limpeza fará com que sua pele fique sempre bem limpa e equilibrada, ajudando até na melhor absorção dos produtos hidratantes e evitando que seus poros fiquem entupidos com sujidades.
A limpeza de pele profunda deve ser feita em um intervalo que varia de 30 a 90 dias, pois depende do seu tipo de pele e necessidade de limpeza. Se a sua pele é oleosa, é recomendável que a limpeza de pele seja feita num intervalo de 30 a 40 dias, pois como a produção de sebo é maior a pele acaba acumulando impurezas nos poros mais rapidamente.
Mas quem possui a pele mista ou seca, pode refazer o procedimento a cada três meses, pois nesses tipos de pele o acúmulo de sujidades nos poros é mais demorado em decorrência da pouca variação de dilatação dos poros.
Lembrando que os benefícios de manter a limpeza diária em dia após a realização desse tipo de procedimento, ajuda na prolongação da limpeza profunda, já que os cuidados diários retardam a necessidade de realizar esse tipo de procedimento em um curto período de tempo.
Conheça os produtos de limpeza da linha Revitalift
A linha Revitalift possui produtos de limpeza que são seus aliados do dia a dia, proporcionando pele macia, limpa e renovada por mais tempo. O Gel de Limpeza Facial Hialurônico promove uma limpeza profunda sem ressecar ou sensibilizar a pele, controlando a oleosidade e combatendo os sinais de marcas de acne e cravos, graças à poderosa combinação de ácido salicílico e ácido hialurônico.
A Água Micelar Hialurônica remove até 96%* das impurezas, mantendo o nível de hidratação e prevenindo o aparecimento de linhas de expressão. Quando usado após a higienização com o gel de limpeza, deixará a pele tonificada, equilibrada e hidratada.
Para descobrir o melhor tratamento para sua pele, você pode usar a inteligência artificial ao seu favor com a plataforma de Skin Genius de L’Oréal Paris. A ferramenta foi desenvolvida para fazer uma análise da sua pele e entregar um diagnóstico com 95% de correspondência dos especialistas em pele.
* Estudo clínico, avaliação da remoção de partículas de poluição.