Manchas claras ou escuras na pele? Confira 3 produtos e tratamentos para melhorar o aspecto da cútis

Na busca por uma pele perfeita, as manchas no rosto são um dos problemas que as mulheres mais temem. Dependendo do quadro, tanto as escuras quanto as claras podem ser prevenidas com os cuidados adequados e de acordo com a dermatologista Flávia Addor, na maiorias das vezes elas surgem por conta do ressecamento da pele ou pela exposição solar sem proteção. Confira as dicas da especialista! 

1. Hidratante e filtro solar ajudam a eliminar manchas claras causadas pelo ressecamento da pele

Se você observou manchas brancas no seu rosto, o motivo pode ser ressecamento da derme. De acordo com a dermatologista Flavia Addor, elas podem demorar a melhorar, mas em grande parte das vezes, um creme hidratante potente e um filtro solar facial podem ajudar. "Tudo dependerá da causa. Se for simplesmente um ressecamento, que também se manifesta como Pitiríase Alba, um hidratante potente, em conjunto com a proteção solar adequada, já seriam suficientes", explicou a especialista. O FPS 30 ou superior é ideal para proteger a pele tanto do aparecimento de manchas brancas como das manchas escuras, ou até do agravamento do quadro. 

2. Ácidos retinóico e salicílico são boas opções para manchas escuras e alguns tipos de manchas claras

Os peelings são os tratamentos mais buscados por quem tem manchas escuras na pele,  por removerem suavemente a camada mais superficial da pele e irem eliminando aos poucos as células escurecidas. No caso das mais claras, a dermatologista confirmou que o tratamento também é potente para uniformizar o tom da pele. "Em lesões claras resultantes de micoses anteriores, ou de ressecamento, alguns tipos de peelings, com ácido retinoico, salicílico e glicólico podem levar a um efeito homogêneo na pele", indicou. De acordo com Flavia Addor, a escolha do ativo deve ser cuidadosa, e o número de peelings pode variar de acordo com a cor da pele, a extensão da manchas e o graus de ressecamento ou oleosidade da pele. 

3. Cremes com Pró-Retinol A e Niacinamida são tratamento diário para clarear áreas escurecidas

Quem costuma ter manchas escuras com frequência pode adotar um cuidado com Pró-Retinol A ou Niacinamida. Os cremes anti-idade que contêm o primeiro, que é um antioxidante derivado da vitamina A, conseguem reduzir os efeitos dos raios ultravioletas e também realizam uma micro-esfoliação suave. Já a Niacinamida age regulando a produção de melanina. Em conjunto, eles podem até se complementar, melhorando a textura e a pigmentação progressivamente, de uma forma mais suave que um peeling.

Modelo Se Olhando No Espelho Com A Mao No Rosto
Matéria publicada em 19 de maio 2021, por Webedia.