Mechas e luzes para cada formato de rosto: da balaiagem ao ombré hair, descubra as técnicas de coloração que mais combinam com você

Balaiagem, mechas californianas, ombré hair, tiger eye... As técnicas de mechas e luzes são as preferidas de muitas mulheres na hora de mudar o visual e valorizar os cabelos. Mas o que poucas sabem é que no meio de tantos efeitos diferentes existe um modelo perfeito para valorizar cada formato de rosto , do mais redondo até o triangular. Quer saber que mechas mais combina com você? Confira!

Rosto redondo: mechas concentradas na parte de baixo dos fios afinam o formato

Assim como acontece com a maquiagem, as técnicas de contorno também se aplicam aos cabelos! O posicionamento estratégico das mechas pode ajudar, e muito, a disfarçar algumas características, como um maxilar muito largo, um rosto longo demais ou até uma testa proeminente. No caso de quem tem o rosto redondo e gostaria de o deixar um pouco mais fino, o ideal é apostar em iluminar os fios abaixo das orelhas, com técnicas como o ombré e as mechas californianas, deixando a parte de cima mais escura, para deixar a região mais cheia do rosto, que são as bochechas, com menos destaque.

Rosto quadrado: mechas difusas no contorno da face suavizam o maxilar

Já quem tem o rosto quadrado deve optar por deixar as mechas mais difusas ao longo de todo o comprimento dos fios, e evitar técnicas que marquem a região do maxilar, como o caso das californianas. O sombré é uma excelente opção para quem quer um efeito de degradê, bem como o strobing, que ilumina as mechas frontais do rosto, equilibrando os traços. Para quem quer disfarçar ainda mais o maxilar largo, vale deixar as camadas inferiores dos fios, nesta região, mais escuras. 

Rosto triangular: iluminar as mechas da região central do rosto é chave para equilibrar a testa larga

As donas de rostos triangulares geralmente querem disfarçar as bochechas fundas ou a testa larga, ou até mesmo um queixo muito pequeno. Para equilibrar os traços, o ideal é deixar as luzes no centro do cabelo, na região correspondente às bochechas e queixo, que é onde o rosto é mais fino. A técnica de splashlight, que cria um clareamento horizontal difuso, é perfeita para este tipo de rosto, bem como as babylights, que trazem as luzes do topo da cabeça de forma bem homogênea e suave.

Rosto comprido: luzes na camada inferior do cabelo ajudam a encurtar o efeito

Quem tem rosto oval tem ainda mais liberdade para explorar todos os estilos de mechas, ousando com as tendências mais quentes do momento. No entanto, muitas vezes este formato pode ser muito alongado, e para o disfarçar, o truque é deixar as luzes na camada inferior do cabelo, fundidas com o tom natural dos fios. A balaiagem é a técnica perfeita para conseguir esse efeito, em que as mechas devem ser feitas à mão, para garantir um maior controle do seu posicionamento. 

Matéria publicada em 24 de março de 2021, por Webedia.